Cruz das Almas:I Caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil mobiliza sociedade cruzalmense na manhã desta quinta-feira

   Apesar do mau tempo, a Caminhada Contra o Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil reuniu crianças, adultos e idosos para protestarem um ato de mobilização contra esse crime.
Saindo da Praça Multiuso e seguindo pela rua Crisógno Fernandes, a caminhada finalizou em frente ao Paço Municipal na Praça Senador Temístocles.
Na organização do evento estavam a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  A iniciativa teve como ponto de partida, a Campanha Nacional Faça Bonito, a caminhada teve como objetivo chamar a sociedade para esse problema.
 “O objetivo dessa caminhada é alertar a sociedade que existe esse tipo de violência, mostrar que é um crime e nós precisamos que a comunidade una forças com a gente para podermos combater esse crime”, esclareceu a secretária Trabalho e Assistência Social, Ivana Guerra.
Além da caminhada outras ações como seminários e panfletagens estão sendo feitas para poder chamar a atenção dos cidadãos e mostrar que é fácil denunciar e que não há nenhum risco de identificação.
“A gente pega o São João para fazer panfletagem para podermos despertar a sociedade, pode denunciar pelo disque 100 e não precisa dizer seu nome”, afirmou Antônia Fonseca, coordenadora do CREAS
Estavam participando da caminhada idosos do projeto Bom Viver e crianças das escolas do município que foram conscientizados sobre o crime. Todos carregavam placas contra o abuso, além da flor amarela, símbolo da campanha Faça Bonito.
“Eu estou aqui fazendo a caminhada contra o abuso sexual e eu aprendi que quando souber que uma criança estar sendo abusada tem que discar 100”, falou Rafaela Pedreira, 9 anos.
Na chegada à Praça Senador Temístocles, em frente ao Paço Municipal, o público presente realizou um “abraçaço” na Praça, com o intuito de sensibilizar as pessoas que por ali transitavam sobre a problemática do abuso as crianças e adolescentes.
Ivana Guerra finalizou o evento, com a garantia de que a mobilização não termina neste ato, e que outras atividades acontecerão com o intuito de sensibilizar a sociedade cruzalmense para este crime.
Vale salientar que na tarde da última quarta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei, que torna crime hediondo a exploração sexual de crianças e adolescentes. A pena prevista para o condenado é de quatro a dez anos de reclusão.

Números para fazer a denúncia:

Disque 100
Conselho Tutelar: (75) 3621-7318
CREAS: (75) 3621-1875
Secretária do Trabalho e Assistência Social: (75) 3621-4194
Ministério Público: (75) 3621 3771 / (75) 3621 1325
Delegacia de Polícia: (75) 3621-34
Fonte: Repórter Tatu 

Postar um comentário

0 Comentários