Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão oferecendo
vacinas contra a catapora. A nova vacina compõe o calendário nacional de
vacinação e será ofertado exclusivamente para crianças de 15 meses de
idade, que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral.
Com a inclusão da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde estima uma
redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora). A vacina
tetra viral é segura, tem 97% de eficácia e raramente causa reações
alérgicas, é gratuita e será ofertada nos postos de saúde.
A catapora é uma doença altamente infecciosa. A enfermidade é sazonal,
sendo mais comum seu aparecimento entre os meses de agosto e novembro. A
identificação costuma ser rápida. Os primeiros sinais são o quadro de
febre baixa ou alta, mal-estar, perda de apetite, cefaléia (dor de
cabeça), cansaço e prostração. Esses são os sintomas inespecíficos, que
duram mais ou menos de um ou dois dias. Só depois é que surgem as lesões
na pele (manchas vermelhas) principalmente no tórax.
Os pacientes com catapora devem evitar locais muito quentes, manter uma
dieta leve rica em líquidos e ficar de repouso. Permanecer em casa é
essencial para que a doença não seja transmitida a outras pessoas. As
principais vias de contágio são a saliva e o contato com as lesões da
pele.
Fonte: ASCOM
Liquida Bahia reúne cerca de sete mil lojas na capital e interior
Imagem: Reprodução A 8º edição da Liquida Bahia começa nesta quinta-feira, 5, no interior do estado, e na próxima segunda-feira, 8, em Salvador. A campanha, que segue até 14 de julho, reúne este ano cerca de sete mil pontos de vendas, incluindo lojas de rua e shoppings. Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), a estimativa é que haja um crescimento de 5% nas vendas, em relação ao ano anterior. “A Liquida Bahia entrou para o calendário do varejo como uma data importante para impulsionar as vendas. Seguimos com a ação que passa a ter ainda mais importância no momento atual da nossa economia, especialmente para os municípios menores e para os lojistas de menor porte, que são a grande maioria”, declara Pedro Failla, presidente da Federação. Os clientes concorrem a uma série de prêmios, incluindo um Ford Ecosport e SmartTVs. Já os vale-compras estarão nos sorteios regionais, que contemplarão as regiões de ...
0 Comentários