Dia de Santo Antônio é celebrado com missa e procissão em Santo Ant. de Jesus

???????????????????????????????
Foram 13 noites em preparação para a festa do padroeiro da paróquia e cidade de Santo Antônio de Jesus no Recôncavo Baiano. Neste sábado, 13 de junho, centenas de fieis foram até a Igreja Matriz para pedir e agradecer as bênçãos recebidas por intermédio do Santo conhecido mundialmente como patrono dos casais, das causas urgentes e dos perdidos.
A missa foi presidida pelo pároco, padre Nelson Franca e concelebrada pelo Padre Edson Carvalho, pároco da Paróquia São Benedito, Padre Marco Antônio, pároco da Paróquia São José, padre Valter Menezes, pároco da paróquia São Felipe e São Tiago, padre Manoel Fernando, reitor de seminário maior em Salvador e padre José Raimundo dos Santos, natural de Santo Antônio de Jesus que está em Roma por motivo de estudos.
???????????????????????????????Pe Manoel Fernando, Pe Marco Antônio, Pe Nelson Franca, Pe José Raimundo e Pe Edson carvalho
???????????????????????????????
No inicio, padre Nelson comentou sobre a ausência do Bispo Dom João Nilton na Festa do Padroeiro. “Dom João nunca se negou, nunca se fez ausente, mas a vida de cada pessoa a Deus pertence e os limites próprios às vezes se tornam maiores do que a vontade humana. Tenho certeza que a vontade do nosso bispo era está aqui conosco. Que o tenhamos sempre entre nós” disse Pe Nelson. Dom João teve o seu pedido de renúncia acolhido pelo Papa Francisco, se afastando por questões de saúde, dos exercícios administrativos da Diocese de Amargosa.
Em seguida foi feita uma encenação com arco e flecha, haja vista que em um dos sermões de Santo Antônio, ele pediu a Deus para que fizesse da palavra dele o arco e a flecha, que a língua dele pudesse proclamar as maravilhas do senhor. Esse arco seria a bíblia que cada um de nós tem em mãos e as flechas seriam as palavras que são disparadas no coração do povo.
Padre José Raimundo
Na homilia, entre outros assuntos, padre José Raimundo refletiu sobre um pedido de São Paulo para o povo amar a Igreja. “A gente deve deixar que a palavra atinja o nosso coração como uma flecha, essa palavra é onipotente, ela tem um dinamismo como uma dinamite que quebra as pedras do coração e o coração se quebra a partir de dentro e com essas pedrinhas quebradas no coração da gente, Jesus edifica a sua Igreja”.
O padre José Raimundo concluiu sua pregação falando que Jesus transforma tudo. “O que precisamos é a coragem para dizer como Pedro ‘Jesus tú sabes tudo, tu sabes que eu te amo’. O que Jesus quer de nós é essa certeza, que a gente esteja consciente do amor que temos por ele, porque o milagre de nos transformar quem faz é Jesus…”, disse Pe José Raimundo.
Ato público de fé
???????????????????????????????O dia festivo foi encerrado no período da tarde com a procissão de Santo Antônio que este ano foi até a Rua do Expedicionário, retornando pela Avenida Barros e Almeida, seguindo até a Mão Inglesa, passando pela Avenida Roberto Santos, Ruy Barbosa, Rua Gorgônio José de Araújo, Rua Tiradentes, Rua do Colégio Santo Antônio e chegando na Praça Padre Mateus pela Rua dos Correios.
No final foi dada a benção do Santíssimo Sacramento e o Padre Nelson fez os agradecimentos e homenagens aos que contribuíram com a realização da festa, destacando o belo trabalho realizado pela equipe responsável pela ornamentação da charola. (Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo)

Postar um comentário

0 Comentários