Os principais partidos de oposição ao governo da
presidente Dilma Rousseff (PT), como PSDB e DEM, tentam convencer o
presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), renunciar ao mandato para
evitar a própria cassação. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do
jornal o Globo.
A articulação teria dois
objetivos: o mais imediato é recompensar Cunha por ter cedido aos apelos
de partidos que pregam o impeachment da mandatária brasileir. No dia 2
de dezembro, o peemedebista autorizou o pedido de impedimento na
Câmara.
O segundo ponto é a falta de
legitimidade institucional do peemedebista para dar prosseguimento ao
processo de impedimento contra a presidente da República. Nesse sentido,
o grupo liderado por tucanos e democratas quer que Cunha renuncie para
salvar o seu próprio mandato e permita que um novo presidente cuide do
processo de cassação do mandato da petista.
Um
dos articuladores da saída de Cunha do comando da Casa, o deputado
Mendonça Filho (DEM) negocia um apoio da oposição a Jarbas Vasconcelos
(PMDB), defensor da saída de Cunha e que classificou o atual presidente
como "psicopata e doente", em recente entrevista ao programa "Roda
Viva".
0 Comentários