xagerou na ceia de Natal? Acordou com dor de cabeça,
sensação de estufamento ou azia? Você, provavelmente, não está sozinha.
Quando seguimos uma dieta equilibrada e, de repente, consumimos em
excesso comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas, nosso organismo
entende que está sendo agredido – daí o mal-estar. De acordo com a
nutricionista Jéssica Rondoni Silva, de Campinas, isso acontece porque
substâncias tóxicas, que não são naturais, se acumulam no corpo e
precisam ser eliminadas. A boa notícia é que é possível compensar os
excessos e se sentir melhor logo no dia seguinte à ceia. “O organismo é
programado para se recuperar após esses abusos. É o que chamamos de
destoxificação, uma limpeza natural, que acontece o tempo todo,
independentemente da nossa vontade. Mas o consumo de certos alimentos
acelera e potencializa esse processo”, explica a profissional. Claro que
essa recuperação depende da quantidade dos excessos e do estilo de vida
que cada um leva. “Se o indivíduo sempre consumiu muita gordura
saturada, bebida alcoólica, e nunca se preocupou em incluir na dieta
fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, com certeza a
destoxificação será prejudicada”. Quanto mais saudável a pessoa for,
mais rápida e natural é a recuperação. Para se sentir melhor, o primeiro
passo é investir na hidratação. “A recomendação geral de ingestão de
água feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 2 litros de água
por dia. E é água pura! Não entra nessa conta sucos, frutas ricas em
água, como a melancia e o melão, refrigerante e outras bebidas, ok?!
Calculamos que o indivíduo deve ingerir em torno de 35 a 40 ml por quilo
de peso por dia. Ou seja, um indivíduo que pesa 70 quilos deve ingerir
em torno de 2,45 litros de água por dia”, diz Jéssica. Alimentos leves
(com pouca gordura), verduras, legumes, frutas e hortaliças orgânicas
são altamente recomendados. “Também inclua no cardápio as oleaginosas,
como nozes, castanhas, avelã e pistache, que são ótimas fontes de
gorduras insaturadas, ricas em selênio (mineral antioxidante que combate
aos radicais livres), e auxiliam no controle das taxas de colesterol”,
sugere. Evite comer carnes gordurosas, como carne de porco, cupim,
picanha, costela, durante o período de recuperação, pois o organismo já
estará sobrecarregado. “Fuja ao máximo do consumo de embutidos
multiprocessados, de bebidas alcoólicas e doces calóricos”. Os chás e
sucos detox estão liberados. Os sucos verdes, por exemplo, auxiliam no
funcionamento dos rins e do fígado, aumentando a eliminação de toxinas.
“Eles têm os mesmos benefícios de uma alimentação rica em antioxidantes:
agem como diurético combatendo a retenção de líquidos, estimulam o
sistema imunológico e melhoram o funcionamento do intestino, já que
possuem muitas fibras. A dica é não coá-los. Além disso, hidratam o
organismo, estimulam a memória, regulam a pressão arterial e ajudam na
diminuição do índice glicêmico dos alimentos”, explica Jéssica. Apesar
de o foco principal ser a dieta pós-festa, ter uma noite de sono
reparador e praticar exercícios físicos moderados também ajuda.
0 Comentários