05 de Dez
//
Bahia Noticias |
Notícias
A
presidente Dilma Rousseff lança, neste sábado (5), um plano nacional de
enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika vírus
e febre chikungunya. O plano tem o objetivo de fornecer diretrizes
unificadas a serem seguidas por todos os estados e municípios do país e,
dessa forma, combater o mosquito de maneira efetiva. Além do combate, o
plano também visa o atendimento a mulheres e bebês com microcefalia -
doença que tem relações com a zika vírus. Nesta manhã, Dilma se reuniu
com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, com prefeitos e
autoridades locais e nacionais ligadas às áreas de saúde e defesa civil
para discutir os casos de microcefalia. Na 15ª Conferência Nacional de
Saúde, que aconteceu na sexta-feira (4), em Brasília, Dilma informou que
o primeiro teste do plano será um "imenso combate" ao mosquito devido
às consequências que tem trazido às gestantes que contraem o vírus zika e
para seus filhos."Começou no Nordeste, mas já tem em outras regiões do país. Por isso nós estamos mobilizando os agentes de saúde. Nós estamos mobilizando toda a estrutura da Defesa Civil Nacional. Nós estamos mobilizando, da parte do governo federal, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, para nos ajudar nessa ação de prevenção ao vírus Zika”, declarou a presidente. A escolha do local para o lançamento do plano está diretamente relacionada à quantidade dos casos no estado. Na última quarta (2), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que dos 646 casos de microcefalia registrados em Pernambuco, cerca de 150 foram confirmados - maior número do país. A Bahia tem a sexta maior incidência com 37 casos confirmados.
0 Comentários