Conheça os principais alimentos aliados da saúde da mulher



Alimentação balanceada e rica em fibras, exercícios físicos e emoções sob controle são o tripé da saúde da mulher. As mudanças hormonais, que trazem os indesejáveis sintomas da TPM e da menopausa, além de outros problemas do universo feminino, como intestino preguiçoso e osteoporose, podem ser evitados com a ajuda de nutrientes. Sem contar as questões estéticas, como a celulite.Para marcar o Dia Mundial da Mulher, celebrado em 8 de março, a nutricionista Adriana Miyuki, da rede de supermercados Hirota, apresenta algumas dicas valiosas de alimentos que combatem os problemas que mais afetam a saúde feminina.“A alimentação e o estilo de vida podem mudar totalmente os sintomas que assombram a maioria das mulheres. Há alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da variação hormonal, do intestino preguiçoso e até na melhora da aparência da pele”, afirma a nutricionista. Ela também alerta para a importância da hidratação. “Ingerir quantidade adequada de água auxilia no bom funcionamento do corpo, reduzindo inchaço, risco de enxaqueca, melhorando a aparência de pele e cabelos e na distribuição de todos os nutrientes ao corpo.”
Veja os nutrientes para cada tipo de problema
Intestino preguiçoso: as fibras dão a maior força para o bom funcionamento do intestino. Os prebióticos são as fibras que auxiliam na proliferação de bactérias benéficas, encontradas no almeirão, chicória e alho-poró (inulina), maçã (pectina). Já os probióticos são microorganismos vivos aumentam a absorção de nutrientes importantes na prevenção e tratamento da constipação. São eles: leites e iogurtes fermentados.
Menopausa: soja, batata yakon e inhame são alguns alimentos que contêm isoflavonas, fitoestrogenios semelhantes ao estrogênio, uma alternativa natural à terapia de reposição da menopausa. Com ação antioxidante, diminuem radicais livres, protegendo de doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento.
Osteoporose: leite, queijo minas, iogurte, espinafre, brócolis, couve, escarola e sardinha são ótimas fontes de cálcio. Os ovos e peixes, ricos em vitamina D, e a soja são fundamentais prevenção da osteoporose ou na retenção e aumento de massa óssea.
TPM: soja, batata yakon, inhame, ervilha, amendoim, abacate, legumes e verduras são ricos em antioxidantes como os fitoesteróis, que combatem os sintomas da TPM. Alimentos ricos em cálcio, vitamina B6 e C, como leite e derivados, vegetais verde-escuros, por exemplo, também ajudam a aliviar os problemas hormonais.
Celulite: hidratação, exercícios e alimentos com potássio (tâmaras, uva-passa, verduras e legumes crus), com ferro (ovos, carnes, leguminosas, vegetais escuros) e zinco (carne vermelha, peixe e frango) ajudam a combater as inflamações que provocam a celulite. Uma outra dica são os chás, como o chá verde, que ajudam a eliminar toxinas e são diuréticos.

Postar um comentário

0 Comentários