domingo, 12 de março de 2017

Quer fazer uma atividade física e não sabe qual? Veja aqui o efeito de cada uma delas no seu corpo

Dado o adeus a fevereiro e às mudanças de hábitos com a saúde e corpo durante o Carnaval e as férias, o momento agora é o de correr atrás do prejuízo causados pelas farras gastronômicas e etílicas e  escolher a melhor atividade física. Os benefícios da prática regular de esportes são bem conhecidos e, num país em que os problemas causados pela obesidade e sedentarismo só fazem crescer, não há desculpas para ficar parado. 
 
O servidor público Franz Mônaco, 35, decidiu retornar aos exercícios físicos em uma academia, em Salvador, após um ano de inércia. “Estou vindo agora porque pretendo levar a séri”, garante. Com o fim das festas, ele espera treinar cinco vezes por semana. “Melhora o humor, a disposição e saúde”, justifica. 
 
Para quem nunca esteve em uma academia ou não pratica atividade física, a recomendação é procurar um profissional de Educação Física para fazer uma pré-avaliação. Depois desta etapa é decidida a melhor atividade para o objetivo pretendido. 
 
 
Academias
 
Nas academias e centros de esporte, a procura costuma crescer no período pós-festas, quando as aulas e a rotina de trabalho começam a ficar mais regulares. “Normalmente quem procura a academia nesse período são as pessoas que querem perder peso ou melhorar a forma física. Para quem retorna, há um tempo médio de 30 dias para adaptação ao treino”, pontua Vitor Costa, personal training. 
 Mas há outras alternativas, como caminhadas e corridas na orla, vôlei e futebol nas praias,  natação nos clubes e danças nos salões. Cada uma destas atividades tem benefícios específicos e ajudam no sentimento de bem-estar físico e psíquico. O importante é descobrir qual delas é a mais indicada e a que mais dá prazer para garantir que a ginástica terá continuidade. 
 
Para quem frequenta a academia, o personal e professor de Educação Física Marcos Brasil sugere diversificar as atividades. “Sempre recomendo aos meus alunos a conhecerem outras modalidades, porque aí não entra em uma rotina e nem cansa”, diz, antes de completar: “Podem optar por dança, pilates, natação e tantas outras. O mais importante é sempre fazer o que gosta e sente prazer, assim se obtém melhores resultados”.
 
Qual seu objetivo?
 
Perder peso:  O ideal são os exercícios aeróbicos porque eles trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica. Eles usam o oxigênio no processo de geração de energia e queimam a gordura e a glicose.
 
Ganhar massa muscular: Deve-se optar pelos exercícios anaeróbicos, que não dependem do uso do oxigênio e são atividades de grande intensidade.
 
Melhorar a capacidade cardiorrespiratória:  A recomendação é optar por exercícios aeróbicos, pois eles estimularem o sistema cardiorrespiratório e vascular.
 
Sentir-se mais saudável sem necessariamente ganhar ou perder peso: Qualquer atividade física é recomendada, tanto aeróbicas quanto anaeróbicas. Uma dieta baseada em alimentos saudáveis e a diminuição de açúcares e gorduras também contribuem para o bem-estar do corpo e da alma.
 
Pra que serve:
 
Musculação: Atividade anaeróbica voltada principalmente para o ganho de massa muscular. 
 
Corrida e caminhada: Atividade aeróbica voltada para fortalecer os membros inferiores .
 
Natação: É uma forma de locomoção na água. É uma  atividade aeróbica que favorece o sistema respiratório. 
 
Dança: Atividade aeróbica que favorece o emagrecimento, fortalece os músculos e melhora o condicionamento. 
 
Pilates: Exercício físico e alongamento que usa o peso do próprio corpo.
 
Bicilceta: A atividade melhora a capacidade respiratória e desenvolve a musculatura das pernas.

0 comentários:

Postar um comentário