Lavagem do Bonfim tem procissão de oito quilômetros com católicos e povo de santo

Oito quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, em Salvador, marcam as celebrações de católicos e do povo de santo ao Senhor do Bonfim e a Oxalá, nesta quinta-feira (11). A caminhada começa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e vai até a Colina Sagrada, que tem as escadarias lavadas por baianas.

Trata-se de uma festa secular, que há 264 anos mobiliza milhares de fiéis, simpatizantes e turistas. A festa ocorre três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que todo ano é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, data em que a igreja católica celebra a Festa de Reis segundo informações do G1.

A Caminhada sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Informações da Secretaria de Turismo apontam que a tradição da lavagem começou com os escravos, quando eles preparavam o templo religiosos para o domingo festivo. Mulheres vestidas com trajes brancos e de torços na cabeça colhiam água em uma fonte do bairro do Bonfim, que era levada à Colina Sagrada em lombo de burro. Durante o trabalho, cantava-se e dançava-se.

Neste ano, a programação em homenagem ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro de coração dos baianos, foi aberta no dia no dia 4 de janeiro, com o início do novenário (que é interrompido no dia a lavagem), e segue até domingo, quando se celebra o Senhor do Bonfim.

Para 2018, o tema escolhido para a festa foi "Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim". O lema é "Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)". A novidade para os participantes é que haverá um andor de madeira para amarração de fitinhas com pedidos na Colina Sagrada, no Bonfim.

A Caminhada de Corpo e Alma sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, conduzindo a imagem de Nosso Senhor do Bonfim até Basílica Santuário, no alto da Colina Sagrada, no Bonfim. O cortejo será puxado pela Oficina de Frevos e Dobrados, com regência do maestro Fred Dantas.

Na caminhada, o andor de madeira será entregue aos fiéis pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. A saída está programa para as 8h da Igreja da Conceição da Praia. Na chegada, a imagem será recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim.

Os membros da irmandade farão o acolhimento das baianas, com a entrega das vassouras para a tradicional Lavagem do Adro da Basílica. Após a lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até às 18h.

Os fiéis que acompanharem a Caminhada de Corpo e Alma terão à disposição o espaço Parada Obrigatória, que funcionará em frente a Praça do Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Comunitário. Lá o público terá acesso a food trucks e, na área coberta, será servida a Feijoada da chef Leka. A banda Rio Vermelho fará a animação.

Outras opções são o Santo Café – Cultura e Arte, que funcionará como um camarote para acompanhar a lavagem, com serviço de bar e lanchonete; e a Vila Criativa, que oferecerá sarapatel, feijoada, acarajé e abará, com a participação do DJ Denison. Ambos ficam na Casa dos Romeiros - ao lado da Igreja do Bonfim. O Espaço do Artesanato também estará funcionando, comercializando lembranças do Bonfim e da Bahia.

Postar um comentário

0 Comentários