Seminário Caminhos para a Indicação Geográfica da Farinha de Copioba é realizado em São Felipe.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia – FETAG/Ba juntamente com os sindicatos de trabalhadores rurais e agricultores familiares de Nazaré, Maragojipe e São Felipe, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizaram nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a segunda etapa do Seminário Caminhos para a Indicação Geográfica (IG) da Farinha de Copioba.
Tendo como sede do evento o município de São Felipe, a Secretaria Municipal de Agricultura, representada pelo Secretário Pedro Paulo e da Coordenadora, Jo Borges, realizaram no Salão Nobre da Prefeitura, o Seminário Caminhos para a Indicação Geográfica (IG) da Farinha de Copioba com objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura familiar no Recôncavo Baiano e assinalar a formação de uma rede colaborativa de apoiadores e estratégias para o processo de criação da IG da farinha de Copioba. O Secretário de Agropecuária de São Felipe, Pedro Paulo, ressaltou a importância do evento e valorização da farinha. "É com muita satisfação que sediamos esse evento, que é de grande valia para o desenvolvimento comunitário dos nossos produtores rurais, onde estamos trabalhando para enaltecer ainda mais o nome da nossa farina tão famosa, que é a farinha da copioba. Além disso, estamos buscando em conjunto com os municípios de Maragojipe e Nazaré, a criação de identidade e a indicação geográfica da nossa farinha de Copioba através de encontros com demais entidades em parceria com a Universidade Federal da Bahia. Estamos felizes em sediar esse evento e contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar em nossa região", disse. Durante o dia, foram realizadas atividades de dinâmicas com a estudante da Ufba Priscila, roda de conversa com o psicólogo Samuel e grande explanação sobre os meios de indicação geográfica da Farinha de Copioba, fortalecimento da agricultura familiar e valorização do produto com o professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Alcides dos Santos Caldas.
                          Foto de Prefeitura de São Felipe.
O evento, contou com a participação do secretário de administração de São Felipe, Professor Silvio; secretário de agricultura de Maragojipe, Eladio Bahia; da representante de Nazaré Tânia Silva; do pesquisador da Empraba, Joselito Motta; do Professor e Pesquisador da UFBA, Alcides Caldas, Nailson do Sindicato de Trabalhadores Rurais de São Felipe, representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Bahiater e produtores rurais da região, numa perspectiva de valorização da farinha da copioba e criação de identidade.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de São Felipe

Postar um comentário

0 Comentários