São Felipe cumpre a meta do IDEB 2017 e supera meta estabelecida para 2019



O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (03/09), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para o ano de 2017 no país. Na Bahia, o município de São Felipe, no Recôncavo Baiano, cumpriu mais uma vez a meta estabelecida pelo MEC e alcançou também a meta estipulada para o ano de 2019.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O município de São Felipe obteve desempenho favorável, alcançando a média de 4.9, quando a meta projetada era de 4.5, visto ainda que São Felipe conseguiu superar em 2017, a média projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2019, que é de 4,8. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer aproveitou o momento para parabenizar a todos os professores pelo cumprimento da meta projetada no IDEB para o ano de 2017, onde através do esforço, dedicação e amor pelo que faz no dia a dia em sala de aula com os alunos alcançou a média projetada para 2017, cumprindo com seu papel como agente transformador da sociedade sempre em busca de melhorias na educação municipal.

Em destaque no Ideb, está a Escola Municipal Francisco de Assis Guedes, que alcançou uma média de 5,5 cuja meta projetada para 2017 pelo MEC era de 4,3 e a Escola Municipal Dr Renato Medrado que alcançou uma média de 5,0 cuja meta projetada para 2017 era de 4,8. "Mediante os resultados obtidos em nossa rede municipal temos que parabenizar a todos os professores que de fato estão ligados diretamente aos resultados alcançados por cada escola, visto que “Gestão” não faz IDEB, mais sim o trabalho do professor em planejar, aplicar e verificar os avanços alcançados pelos alunos dia após dia numa incansável missão do ato de ensinar," disse a Secretaria Municipal de Educação, Maria da Glória Anjos.

A Secretaria de Educação segue investindo em qualificação de professores com encontros de formações, encontros pedagógicos, integração entre família e escola, oferta de Educação em Tempo Integral, se destacando no cenário estadual pela eficiência e resultados satisfatórios na modalidade e servindo de modelo para os demais municípios baianos, distribuição de fardamentos e materiais didáticos pedagógicos, alimentação escolar de qualidade, aquisições de novos ônibus escolares, além de reestruturação, reformas e construções de novas escolas, visando melhorias tanto na área pedagógica como estrutural, favorecendo espaços propícios a aprendizagem com mais qualidade.

"A nossa administração não tem economizado esforços no propósito de oferecer um ambiente aconchegante e satisfatório para todos nossos alunos e professores, pois sabemos que para os órgãos e sistemas essa avaliação é importantíssima, mas o que nos deixa de fato felizes é ver e ouvir de pais e alunos os avanços que vem tendo com o desenvolvimento de nossa educação. Parabéns a todos os professores, pois não se faz educação sozinho e sim com a união de todos nós." enfatizou a Secretária de Educação. (Ascom)

Postar um comentário

0 Comentários