segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

5 situações que estão por trás dos seus espirros



Foto: Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock/Getty Images
1. Quadros de alergia
Todo mundo nasce com uma certa predisposição a alergias, mas isso não quer dizer que uma infância e adolescência livre delas é sinônimo de uma vida inteira sem o problema – inclusive, quanto menos exposta a alergênicos durante os primeiros anos de vida, maiores as chances de você desenvolver algum desses perrengues depois de adulta: olhos avermelhados, tosse e, sim, espirros constantes.
2. Mudanças bruscas de temperatura
Os “atchins” teimam em marcar presença toda vez que você chega ou sai do trabalho? Antes de assumir que você está sofrendo com alergias, espere cinco minutos para ver se eles desaparecem. É provável que o culpado seja o ar condicionado – ir do quente para o frio ou vice-e-versa pode acabar irritando a mucosa do nariz.
3. Resfriados
Apesar de seu aparecimento ser majoritariamente associado ao inverno, ele pode dar as caras em qualquer estação do ano. “Resfriados causam uma irritação no nariz que aciona uma resposta inflamatória, resultando em espirros, congestão nasal e coceira na garganta e nos olhos”, explica Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
4. Contato com pelo de animais
É possível desenvolver alergia aos bichinhos mesmo depois de adulta. Preste atenção se seus episódios de “atchins” geralmente acontecem ao redor do pet – seu, da sua amiga ou até mesmo do vizinho que está descendo no elevador para passear o dog.
5. Refeições com temperos fortes
Pode ser que seu nariz seja sensível a certos aromas. Alguns temperos mais picantes, como a pimenta, por exemplo, podem desencadear uma irritação nas vias aéreas, fazendo com que os espirros apareçam. (Boa Forma)

0 comentários:

Postar um comentário