dOs
resultados mostraram que a ingestão suficiente de vitaminas A e K, além
de magnésio, zinco e cobre, esteve relacionada com menores riscos de
morte, mas somente quando absorvidos pelo corpo por meio de uma dieta
equilibrada. Além disso, pacientes que suplementaram exageradamente
cálcio estavam mais propensos ao risco de morte por câncer em 53%. Não
aconteceu a mesma coisa quando o excesso de cálcio veio do cardápio
dessas pessoas. bOutra questão interessante foi que quem usou vitamina
D sem necessidade também tinha maior risco de morte durante o
experimento.
Suplementos na medida certa são importantes
Contudo,
nem pensar em abandonar a suplementação prescrita pelo médico por conta
própria, viu? Quando há a deficiência de algum nutriente mesmo com
adoção de um estilo de vida saudável, é preciso lançar mão das cápsulas
sim. “Esses produtos servem para complementar aquilo que, por algum
motivo, não está sendo alcançado com a alimentação. Isso pode acontecer
por uma uma absorção deficiente do organismo ou uma demanda aumentada,
como no caso atletas que não conseguem repor tudo que precisam por meio
da comida”, explica o médico endocrinologista Francisco Tostes, membro
da SBEM e sócio-diretor da clínica Nutrindo Ideias, do Rio de Janeiro e
São Paulo. bSegundo o médico, pacientes com gastrite, idosos e quem
passou pela cirurgia bariátrica podem desenvolver algumas mudanças no
ácido digestivo que dificultam a absorção de substâncias benéficas ao
corpo, e geralmente precisam de uma forcinha extra. “Além disso,
mulheres com fluxo menstrual mais intenso podem ter perdas maiores de
ferro, enquanto veganos e vegetarianos uma deficiência de vitamina B12.
Já portadores de doenças renais e hepáticas podem apresentar problemas
com a vitamina K, e alcoolistas com o ácido fólico”, complementa
Francisco.
Mas, então, por que os alimentos continuam sendo as melhores fontes?
“O
processo de mastigação estimula a liberação de outras enzimas
necessárias para a digestão e absorção eficientes. Alguns alimentos
também são ricos em fibras e quase nunca contém somente um nutriente”,
afirma a nutróloga Nívea Bordin Chacur, da Clínica Leger, em São Paulo.
Em uma cenoura, por exemplo, encontramos 300 carotenoides diferentes, o
que é impossível obter em uma única cápsula. E se abandonar os
suplementos sem o aval médico não é recomendado, começar a tomá-los sem
necessidade traz consequências ainda piores. “Acaba alterando o
funcionamento das vias metabólicas. O paciente pode apresentar
taquicardia, cálculos renais, aumento de peso e queda de cabelo”,
explica Nívea Chacur. Sem contar que quando há excesso de um, pode haver
falta de outro, “Um exemplo é o do cobre e zinco, que são absorvidos
pelo mesmo local do intestino. Quando há zinco demais, o cobre não
consegue ser absorvido”, diz Francisco Tostes. (Boa Forma)
QUER GRAVAR SUA MENSAGEM DE FIM DE ANO, A MENSAGEM DA SUA LOJA COM A VOZ GRAVE DA BAHIA. CONTATOS: EMAIL: PACHECO10LOCUTOR@GMAIL.COM OI (75) 88818631 VIVO (75)98656022 VOCÊ FALA COM PACHECO 10.
Postado por: Redação São Felipe News Algumas peças de roupa clara podem ficar com manchas amarelas, geralmente provocadas pelo suor, que mesmo depois de lavadas na máquina não saem. Mas não precisa de comprar produtos caros para resolver o problema. Basta que tenha água oxigenada. Versátil, barata e fácil de encontrar, a água oxigenada pode ser um verdadeiro aliado da limpeza. Para eliminar as manchas amareladas da roupa, recomenda o site Bolsa de Mulher, basta juntar uma medida de detergente líquido e duas de água oxigenada e molhar a peça de roupa nessa mistura. Deixe de molho durante cerca de uma hora e enxágue normalmente com água fria.
Entre os últimos trimestres de 2018 e de 2019, o número de pessoas de 10 anos ou mais de idade que usaram a Internet, na Bahia, cresceu 10,3%, passando de 8,3 milhões para 9,2 milhões. Este foi o segundo maior aumento absoluto do país, atrás apenas do registrado em São Paulo, onde o número de pessoas que usaram a Internet aumentou em 1,4 milhão no mesmo período. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, de um ano para o outro, o percentual da população baiana que havia “navegado na Rede” aumentou de 65,1% para 71,3%, um avanço de 6,2 pontos percentuais. O aumento absoluto de 860 mil novos internautas em apenas um ano foi o maior registrado no estado desde 2016, quando o IBGE iniciou a investigação anual da PNAD Contínua sobre Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC). Thank you for watching Em termos proporcionais, a taxa de crescimento baiana (10,3%) foi quase o dobro da verificada no Brasil como um todo. No país, o númer...
0 Comentários