domingo, 24 de novembro de 2019

Primeira Feira da Cachaça de Alambique no estado será apresentada na Fenagro

-
A primeira edição da Feira da Cachaça de Alambique (FeCachaça) acontecera entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, durante a Fenagro, no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador. O evento, realizado pela Rota da Cachaça da Bahia vai poder mostrar o potencial da cachaça baiana.
Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), a feira irá reunir 100 produtores das diferentes regiões da Bahia, 18 marcas baianas de cachaça de alambique registradas e promoverá rodadas de negócios, ações de fomento do setor agropecuário, alambique produzindo a cachaça “ao vivo”, stands, painés, palestras, cursos e degustação da bebida.-
Segundo o governador em exercício e secretário da SDE, João Leão, essa é uma oportunidade para que os pequenos e grandes produtores troquem experiencias e estimulem novos negócios. “A implantação de agroindústrias e a regularização dessa importante atividade produtiva, historicamente presente em nossa Bahia, é de grande importância para o setor econômico do estado”, destaca Leão.
“Daremos aos pequenos produtores a possibilidade de conhecer uma outra realidade, com acesso à informação, tecnologia e equipamentos modernos de produção de cachaça e derivados. Contaremos com a presença dos dois principais fornecedores de equipamentos do Brasil: Alambiques Santa Efigênia e D&R, ambos de Minas Gerais. Realizaremos uma rodada de negócios para possibilitar que as marcas registradas alavanquem suas vendas e ampliem a comercialização, dentro e fora do Brasil”, explica o professor Herbert Oliveira, da Escola Politécnica da UFBA e idealizador do Projeto da Feira e do Seminário da Cachaça.
Seminário e cursos
Dentro da programação da feira, ocorrerá o primeiro Seminário Estadual de Produção de Cachaça e Derivados da Cana, nos dias 25 (segunda) e 26 (terça), das 8h às 17h30. O evento, que contará com palestras técnicas e painéis de discussão, permitirá que os produtores ampliem seus conhecimentos sobre produção, legalização e comercialização, conheçam experiências exitosas sobre a produção de cachaça de qualidade e a importância da pesquisa e inovação tecnológica no desenvolvimento da cadeia produtiva da cana e derivados.
Dois cursos também serão oferecidos de segunda (25) a sexta (29). Em um deles, os participantes terão a oportunidade de fazer uma introdução à análise sensorial; no outro, vão aprender a fazer coquetéis e drinks de cachaça.
Rodada de Negócios
A Rodada de Negócios, uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado Bahia (FIEB), vai possibilitar que as 18 marcas registradas apresentem, além da cachaça, um mix de produtos derivados da cana, como melaço, melaço de cana, rapadura e açúcar mascavo, para traders da Bahia e de outros estados , profissionais com expertise na distribuição e comercialização de produtos nos mercados nacional e internacional, ampliando assim a nossa participação no mercado da cachaça e de derivados de cana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário