Tudo o que você precisa saber sobre o uso do filtro solar

-
Foto: Ridofranz/Getty Images)
sol emite radiação continuamente e agride sua pele muito mais do que é possível visualizar. As radiações mais importantes são aquelas chamadas de ultravioleta A, que existe durante todo o dia (desde o amanhecer até o anoitecer), e ultravioleta B, principalmente das 10h às 14h. A ação da radiação, que pode causar envelhecimento cutâneo, avermelhamento da pele e até câncer, é continuada, cumulativa e atinge todas as idades e tons de pele.
O sol é importante para os ossos porque viabiliza a utilização da vitamina D na pele, no entanto, para este fim, a quantidade necessária é muito pequena, sendo suficiente 10 a 15 min por dia.
Para evitar os efeitos prejudiciais do sol na pele é importante utilizar filtro solar diariamente e não só em dias de praia ou piscina. O fator mínimo de proteção é 15. Ele deve ser espalhado por igual por todo o corpo – sem esquecer de pés, mãos e orelhas – e em camada espessa. É importante aplicar o protetor pelo menos 30 minutos antes da exposição e de preferência em casa com muita atenção. A primeira repetição deve ser feita após 30 minutos. Em seguida, deve ser reutilizado a cada 2 horas.
Para escolher o protetor ideal para o dia a dia, é importante levar em consideração seu tipo de pele para evitar oleosidade excessiva e até o aparecimento de espinhas. As peles mais secas pedem filtros mais cremosos e oleosos, enquanto a pele mista ou oleosa aceita melhor filtros mais aquosos ou em forma de gel.
Mesmo usando filtro solar, o sol excessivo deve ser evitado. Ficar na sombra, usar camiseta, chapéu e óculos são cuidados indispensáveis em relação a pele. É importante lembrar que qualquer grau de bronzeamento já significa que houve agressão e pode estar relacionado ao aparecimento do melanoma, um câncer de pele de alta periculosidade. (Claudia)

Postar um comentário

0 Comentários