Receita do Dia: Salada de Abobrinhas e Queijo Coalho Grelhados

-
Foto: Simplesmente Delicia
Ingredientes:
1 abobrinha média
2 tomates bem maduros
1 punhado de azeitonas pretas em óleo, escorridas
½ copo a 1 copo de folhas de manjericão fresco
1 pedaço de queijo coalho (para partir em 4 a 6 fatias)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta do reino

modo de preparo

1. Numa vasilha, misture o azeite balsâmico com sal e pimenta. Misture bem e junte o azeite de oliva. mexa vigorosamente com um garfo. Corte as abobrinhas em rodelas não muito finas (1 cm de espessura), para elas não se desmancharem ao serem grelhadas. Pincele cada lado das abobrinhas com o vinagrete.
2. Fatie também o queijo coalho: eu corto 3 a 4 pedaços por pessoa. Pincele um pouco do vinagrete no queijo também.
3. Esquente o grill em fogo médio. Use um pedaço de papel cozinha para untar com um pouco de óleo, toda a superfície do grill. Quando o grill estiver bem quente, ponha as abobrinhas. Deixe-as grelharem bem de um lado antes de virar do outro lado. Elas tem que estar grelhadas mas ainda crocantes. Isso pode ser feito com antecedência mas deixe para grelhar o queijo coalho quando for servir a salada.
4. Arrume num prato grande, as rodelas de tomates e alguma folha se for usar (rúcula, alface, etc.). Arrume as abobrinhas grelhadas por cima.
5. Quando for servir, é só grelhar as fatias de queijo no grill quente, 1 a 2 Mn de cada lado, retira-las, e arrumá-las por cima dos tomates. Salpique as azeitonas escorridas e fatiadas, as folhas de manjericão, e molhe tudo com o resto do vinagrete que foi usada nas abobrinhas e no queijo coalho. Tempere com bastante pimenta do reino moída fresca e sal (eu gosto da flor de sal aqui). Sirva imediatamente. (Simplesmente Delicia)

Postar um comentário

0 Comentários