Gengibre é um superalimento! Aprenda a incluí-lo no cardápio do dia a dia

 

-
O gengibre também é muito usado em pratos da culinária asiática, o que inclui pratos típicos da Índia

O gengibre é muito conhecido por seu sabor característico e pela sua ação detox, mas seus benefícios não param por aí! Ele também é indicado para a dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável por ser fonte de minerais, ter vitaminas, ser rico em agentes antioxidantes e ainda contar com funções medicinais – para aliviar cólicas menstruais, náuseas e sintomas de resfriado, por exemplo.

Pensando nisso, para te ajudar a acrescentar o gengibre no cardápio do seu dia a dia, preparamos uma matéria especial cheia de dicas para que o ingrediente passe a fazer parte da sua rotina alimentar. Confira!

Gengibre pode ser usado como tempero ou ingrediente extra

Versátil, o gengibre pode ser usado em várias situações, seja em sua forma natural/fresca ou moído para ser aproveitado como tempero. Isso porque ele pode ser acrescentado à receita para ajudar a garantir um toque picante em diferentes preparos!

Com carnes, por exemplo, ele funciona tanto como um ingrediente extra que é adicionado já na hora de servir quanto como um tempero especial. E o mesmo vale para saladas – que podem ficar ainda mais saborosas se um molho picante acompanhar o prato – e pratos da culinária asiática.

Se desejar incrementar o arroz, também vale acrescentar um pouco de gengibre – e até fazer uma mistura com outros ingredientes (como cenoura, por exemplo) para deixar a receita ainda mais saborosa e nutritiva.

Versátil, ingrediente também pode aparecer em receitas doces

Não é só em pratos salgados que o gengibre funciona: ele também pode aparecer em receitas doces e até ser o ingrediente principal de algumas delas. Sabia, por exemplo, que existe até brigadeiro de gengibre? Nesse caso, basta colocá-lo no lugar do chocolate, e de preferência substituir o leite condensado pelo leite de coco para que a receita fique mais nutritiva.

E não para por aí: além disso, o gengibre também pode ser usado para dar sabor a bolos, doces e até cheesecakes – seja sozinho ou combinado com outros ingredientes.

Chá de gengibre tem propriedades medicinais

Como o gengibre tem funções medicinais, ele é muito usado para o preparo de chás que funcionam como um remédio natural. Com função antioxidante e anti-inflamatória, ele entrega vários benefícios para a saúde – como o combate à azia, melhora de cólicas intestinais e dos sintomas de gripes e resfriados, e até proteção contra úlceras.

Gengibre é detox e pode ser usado como no preparo de sucos

O suco detox faz muito sucesso entre aqueles que estão em uma dieta para perder peso – e dentre os ingredientes mais indicados para esse tipo de bebida, está o gengibre. O motivo? É que ele tem propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo – e, consequentemente, queimar gordura -, além de também diminuir a retenção de líquidos. (conquistesuavida)

Postar um comentário

0 Comentários