Os chás para ‘limpar’ o útero que ajudam no período pós-parto

 

-
Além de 'limpar' o útero no período de pós-parto, o chá de gengibre possui ação antioxidante e anti-inflamatória no corpo

O consumo de chás durante o período pós-parto pode ser extremamente vantajoso para promover o bem-estar de algumas mulheres. Além de serem fontes poderosíssimas de nutrientes, chás de gengibre, framboesa e damiana, por exemplo, podem ajudar a “limpar” o útero, expelindo partículas residuais de endométrio que não saíram totalmente durante o parto. Nessa matéria, nós explicamos os benefícios de cada um desses chás. Dá uma olhada!

Chá de gengibre

Conhecido pela sua ação detox e termogênica, o chá de gengibre costuma ser usado por quem busca emagrecer de forma saudável. Mas, além dessa característica, a bebida também reúne outras vantagens: ela é indicada para aliviar cólicas menstruais, “limpar” o endométrio no período de pós-parto e amenizar gripes e resfriados – além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória no corpo.

Para fazer o chá de gengibre, basta cortar algumas fatias do alimento, colocá-las em chaleira com água quente e levar ao fogo. Quando água começar a ferver, deixe o gengibre cozinhar por 5-10 minutos e, depois, coe o conteúdo para colocar em uma xícara de chá. Espere descansar por 2 minutos com a xícara tampada e beba o chá de gengibre ainda quentinho. Você também pode fazer uma mistura de gengibre com limão para potencializar os nutrientes (acrescentando duas rodelas da fruta) e adoçar a bebida com mel.

Chá de framboesa

Já ouviu dizer que tomar chá de framboesa na gravidez pode estimular as contrações uterinas? Pois é! Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esse não é mais um dos mitos sobre a alimentação. Na verdade, consumir a bebida durante e após a gestação – sempre sob a recomendação de um especialista – pode relaxar (e contrair) o músculo uterino – ajudando, portanto, na “limpeza” do útero -, aliviar cãibras e incômodos musculares e até mesmo diminuir as dores do parto.

O chá de framboesa também é rico em ferro, cálcio e vitamina C – três nutrientes fundamentais para o pós-parto e para o período de amamentação – e pode ser uma ótima alternativa para amenizar sintomas de cólica menstrual. Para prepará-lo, basta adicionar algumas folhas de framboesa à água fervente, esperar agir por 10 minutos e beber ainda morno.

Chá de damiana

A damiana é um tipo de planta medicinal cheia de benefícios para o corpo. Ela é usada para “limpar” o endométrio e fortalecer os músculos do útero, tem propriedades bactericidas e antimicrobiana, é conhecida popularmente por aumentar a libido e pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, como bronquites e rinites. Para consumir o chá da planta, você pode misturar algumas folhas secas de damiana em água fervente, tampar e deixar em repouso por pelo menos 10 minutos. Depois, é só coar o chá e beber!

Bônus: Chá de barbatimão

Apesar de não ser usado propriamente para “limpar” o útero, o chá de barbatimão é um poderoso aliado durante o período de pós-parto! Ele tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e analgésica no organismo, serve para reduzir o inchaço e diminuir a retenção de líquidos do corpo e ajuda a controlar hemorragias.

Para fazer o chá da planta e aproveitar os seus benefícios, basta misturar pedaços de cascas de barbatimão em 1 litro de água fervente, esperar agir por alguns minutos e coar antes de beber.

Atenção: É extremamente importante consultar um especialista antes de tomar qualquer um desses chás, mesmo sendo no período após a gestação. Afinal, o recém-nascido se alimenta apenas do leite materno, e por isso a alimentação da mãe é importante não apenas para ela, mas também para o bebê. (conquistesuavida)


Postar um comentário

0 Comentários