5 benefícios do broto de girassol que vão te convencer a incluí-lo na dieta

 

-
                                              Foto: Reprodução

Embora não seja tão conhecido, o broto de girassol é um dos tipos de brotos comestíveis que merecem fazer parte do nosso cardápio diário. Suas propriedades incluem vitaminas e antioxidantes que combatem a degeneração celular, fortalecem o sistema imunológico do corpo e agrupam diversas vantagens para a saúde. Nessa matéria, nós separamos 5 benefícios do broto de girassol que vão te convencer a incluí-lo na dieta. Dá uma olhada!

1. Broto de girassol é uma excelente fonte de betacaroteno

Rico em um poderoso antioxidante, que costuma estar presente em alimentos amarelado-alaranjados, como a cenoura, por exemplo, o broto de girassol é uma excelente fonte de betacaroteno. Por isso, uma de suas principais características é combater a ação dos radicais livres, moléculas produzidas pelas células do nosso corpo que, em excesso, podem causar a degeneração celular e desencadear uma série de doenças como, câncer, Alzheimer, artrite e catarata.

2. Esse tipo de broto comestível também é rico em vitamina E

A vitamina E, presente em alimentos como mamão, pistache e castanha-do-pará, também age como um antioxidante e está amplamente presente no broto de girassol. Uma de suas principais funções é proteger a vitamina A da possibilidade de oxidação, inibindo a ação prolongada dos radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico do corpo.

3. Broto de girassol ajuda a controlar a pressão arterial

Quem sofre de doenças cardiovasculares e precisa controlar a pressão tem vários motivos para passar a incluir o broto de girassol no cardápio diário. Sua ação antioxidante (proveniente da vitamina E e do betacaroteno) beneficia a saúde cardiovascular, controlando a pressão arterial e auxilia, ainda, a evitar o acúmulo de gordura no corpo e no coração.

4. Alimento é um ótimo aliado para a perda de peso

Por ser um alimento pouco calórico e rico em fibras, o broto de girassol funciona como um ótimo aliado para quem deseja perder peso de maneira saudável. Ele prolonga a sensação de saciedade depois de consumido e ajuda o corpo a regular o índice glicêmico, reduzindo as chances de compulsão alimentar, diabetes e obesidade.

5. Broto de girassol é rico em zinco e vitaminas do complexo B

Importante para a saúde mental e o bom funcionamento do sistema nervoso, as vitaminas do complexo B, presentes no alimento, ajudam no combate de estresse, ansiedade e insônia, fornecendo mais energia para o corpo. Já a presença do zinco, mineral indispensável para a saúde, é relevante para o equilíbrio hormonal do nosso organismo, ajudando a produzir e liberar hormônios e aliviando, principalmente, os sintomas da menopausa e da TPM. (conquistesuavida)

Postar um comentário

0 Comentários