Em entrevista ao repórter Reginaldo Silva nessa sexta (30), o Gerente Regional da Anatel Bahia/Sergipe, Dr Fernando Ornelas, falou sobre as transmissões dos Jogos da Copa do Mundo.
O gerente está circulando nos dois estados orientando os radio difusores acerca da regras da Anatel.
Segundo Ornelas, ó órgão monitora todo espectro rádioelétrico. O diretor chamou atenção das emissoras a fim de que obedeçam todas as características técnicas para qual tenham outorga. “Nós não vamos permitir qualquer desvio de frequência, qualquer interferência de qualquer Rádio para outra emissora. Estão vindo Rádios e televisão de outros países e temos que preservar esse aspectro”, disse.
Sobre a questão da certificação e homologação dos equipamentos utilizados pelas emissoras, Ornelas afirmou que os equipamentos devem ter a certificação da ANATEL. Caso seja detectado qualquer interferência de equipamento que não esteja homologado, o equipamento é apreendido automaticamente pela Anatel.
Ainda sobre a fiscalização das emissoras comerciais o gerente informou que a Anatel dispõe de 18 fiscais espalhados ao longo da Fonte Nova e tem instalados três equipamentos de radio monitoragem espalhados em diversos pontos da Capital Baiana. “Os equipamentos são instalados em pontos estratégicos que podem captar qualquer interferência prejudicial que ocorra durante esse período. É importante que as emissoras fiquem atentas a qualquer variação do seu sinal que seja interferido por outra emissora”, esclareceu.
Ornelas explicou que, além da Capaital Baiana, outras regiões contarão com o monitoramento. “Temos equipamentos instalados na Praia do Forte, onde ficará hospedada a Seleção da Croácia. Em Porto Seguro, onde estará hospedada a Seleção da Suiça. Temos equipamentos instalados também no Distrito de Santo André, onde ficará hospedada a Seleção da Alemanha”, salientou.
Quando questionado sobre as emissoras que não tiveram certificação em tempo hábil, o gerente orientou que não coloquem os equipamentos para funcionar.
“Qualquer intercorrência qu e seja detectada pelas emissoras podem reportar a ANATEL que nós vamos agir imediatamente”, concluiu.
OS contatos com Anatel para qualquer situação são: (71) 9199-0077, 9198-6300, 9141-9009.
Por Joyce França /DRT 18125

0 Comentários