
Existem vários exames para diagnosticar e acompanhar as hepatites. A escolha do procedimento indicado em cada caso deve ser feita conforme avaliação médica. De acordo com o infectologista e responsável técnico pelo serviço de vacinas do Laboratório Sabin, Claudilson Bastos, a prevenção é sempre uma medida importante para evitar o problema. “Lavar bem as mãos após ir ao banheiro, antes de comer, lavar também os alimentos que serão consumidos crus são atitudes simples e que podem ajudar a evitar a doença”.
Já as hepatites B e C são transmitidas, principalmente, por meio do sangue e relação sexual, podendo apresentar sintomas um a seis meses após a infecção. “A recomendação, nesse caso, é usar preservativo durante as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e alicates de unha”, complementa o especialista.Claudilson orienta, também, que outra forma importante de prevenir as hepatites dos tipos A e B é através da vacinação. “Nas crianças, a primeira dose da vacina de hepatite B é dada logo após o nascimento, sendo repetida aos 2 e 6 meses. A vacina para a hepatite A é aplicada quando a criança completa um ano e aos 18 meses”. Ainda segundo o infectologista, no caso dos adultos, devem-se tomar as três doses da vacina contra hepatite B e as duas de hepatite A ou tomar a vacina combinada de hepatite A e B.
Para mais informações sobre essas e outras vacinas, entre em contato com a Central de Atendimento do Laboratório Sabin através do telefone (71) 3261-1314.
Texto & Cia Assessoria de Comunicação
0 Comentários