Bagaço de frutas cítricas contém altas concentrações de minerais fundamentais

Se sobrar para você o bagaço da laranja, não deixe passar. Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, mostra que o bagaço de frutas cítricas, em especial laranja e limão, contém altas concentrações de três minerais de importância fundamental para o bom funcionamento do organismo: cálcio, ferro e magnésio.
 
Segundo o estudo, conduzido pela engenheira de alimentos Joyce Grazielle Siqueira Silva, é possível absorver parte significativa das quantidades diárias recomendadas desses três nutrientes apenas com cem gramas de bagaço. — Se uma pessoa comer cem gramas, ou um punhado, de bagaço em comidas como bolos e barras de cereais ou em vitaminas todo dia, o que não é muita coisa, ela já teria sua necessidade diária quase toda suprida.
 
E isso é muito importante porque é comum que as pessoas tenham carência justamente desses nutrientes — afirma Joyce. Esses cem gramas de resíduos secos — como são chamados cientificamente os bagaços — fornecem, respectivamente, 68%, 35% e 83% da ingestão diária recomendada de cálcio, ferro e magnésio. A pesquisadora explica que, para misturar o bagaço à comida ou a vitaminas, é preciso antes deixá-lo secar por algum tempo e triturá-lo.
 
Assim, ele ficará com aspecto próximo ao de uma farinha e não vai alterar a textura do alimento. — Hoje em dia, algumas pessoas já usam cascas em seus preparos, mas a farinha de resíduos cítricos ainda é desconhecida. E ela poderia também ser usada em receitas, a fim de melhorar não somente o sabor, mas ainda com a certeza de que ela é fonte de minerais importantes para a saúde — considera ela. —
 
A rainha de resíduos cítricos ainda não está disponível nos supermercados, mas espero que em breve esteja, agora que seu valor mineral foi avaliado. O que mais surpreende a engenheira de alimentos é que, apesar de toda essa riqueza nutricional, o bagaço das frutas ainda é inutilizado na alimentação humana. E isso ocorre num país em que a produção anual de laranjas e limões é superior a 19 milhões de toneladas — 30% da produção mundial.
 
E a maior parte disso, cerca de 80%, é destinada à extração de sucos, o que consequentemente gera bagaço. No entanto, o destino de todo esse resíduo é simplesmente o lixo. — É um desperdício. O Brasil é um dos maiores produtores dessas frutas cítricas e as aproveita de forma completa — critica Joyce. — O bagaço representa 50% da fruta. Se produzimos um pouco mais de 19 milhões, podemos ter uma ideia do quanto de bagaço utilizável jogamos fora. Segundo ela, esses resíduos secos poderiam ser usados até mesmo na fabricação de sorvetes.

Postar um comentário

0 Comentários