Mutuípe: Prefeitura inicia escuta cidadã para fortalecer a participação popular na gestão


Com a ideia de esclarecer dúvidas, ouvir críticas, reivindicações,  sugestões  e acima de tudo criar um elo de integração com a comunidade, a prefeitura de Mutuípe deu início esta semana ao um projeto nomeado inicialmente de Escuta Cidadã, dentro da proposta de Gestão Bairro a Bairro.   E o primeiro diálogo foi com a comunidade do Alto da Cajazeira.
O Encontro no Pátio da Escola Maria Júlia, surpreendeu até mesmo as lideranças do Bairro, pela quantidade de pessoas que se deslocaram no período da noite para dialogar com os representantes da Administração Municipal. Mais de 100 representantes da comunidade, entre lideranças comunitárias, religiosas, de categorias profissionais diversas, esportistas, estudantis, de juventude e de gênero, fizeram por mais de três horas, um debate “enriquecedor e essencial para a gestão pública” como definiu a psicóloga e colaboradora da Secretaria Municipal de Assistência, Meyre Rocha.
Educação, saúde e políticas públicas para a geração de emprego e renda e combate à violência, foram os temas mais citados nas falas de 28 moradores que usaram a palavra para agradecer, cobrar e sugerir propostas para que a nova gestão  implante no Alto da Cajazeira, um dos bairros mais populosos e carentes da cidade.  
O Vice-prefeito Roque Ramos representou o prefeito Digão, que estava em Salvador, cumprindo agenda com lideranças políticas e viabilizando recursos para a cidade. Os secretários Jenner Campos, da Expansão Econômica, Turismo e  Meio Ambiente;  da Saúde, André Eloy; A Chefe de Gabinete, Elma Karla; A secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sônia Ferreira; de Finanças e  Administração, Carlos Eugênio; a primeira Dama Meyre Rocha e a equipe da Assistência, assessores  e outros técnicos das secretarias estiveram presentes para acolher as demandas da população.  Além deles, o presidente da Câmara, o vereador Amigo,  vereador Ademário, que é morador do Bairro e o vereador Josevandro, foram representando o poder legislativo.
“Os demais bairros receberão a equipe da Escuta Cidadã periodicamente e as demandas vão sendo incluídas gradativamente no projeto de gestão”, ressaltou o prefeito Digão que no dia seguinte recebeu da equipe, um relatório completo sobre o primeiro encontro.  “O projeto ainda será lançado oficialmente, mas não queremos perder tempo para colocar em prática as ideias. Nossa gestão é pautada no respeito e compromisso com o povo e, portanto, a participação popular na tomadas das decisões é indispensável” concluiu.
Wilson, uma liderança do Esporte foi o primeiro a usar a palavra para destacar as necessidades da comunidade e elogiar a iniciativa da gestão em abrir este canal de diálogo com a sociedade. “É um momento histórico esta reunião da equipe da prefeitura com a comunidade do Alto da Cajazeira. Hoje não falamos só de nós, mas é uma oportunidade para a gente opinar e construir um futuro melhor para nossos filhos”, ressaltou.
A Professora Marineide Ferreira, também destacou a iniciativa, fez elogios a várias ações da nova administração em especial da equipe de saúde que atende o bairro, fez ressalvas sobre a necessidade de políticas públicas que “combatam a ociosidade das crianças e jovens que são cada vez mais atraídos para o mundo das drogas” e finalizou: “Nos sentimos abraçados por esta nova gestão e obrigada pela equipe da saúde”, disse ao microfone.
Lideranças estudantis também se posicionaram. Rosemeire Alves, do Faiado, destacou que é preciso se olhar para os cidadãos que vivem nesta comunidade de uma outra maneira. “Aqui somos marginalizados. Vivemos em um sistema excludente, que nivela por baixo todos os moradores. Somos do bem. E quem se envolve em alguma coisa ruim aqui, é porque também não encontra oportunidades para estar num caminho diferente. Nós precisamos de mais respeito”, destacou em fala emocionada.
Para Nego Dói, outra liderança da comunidade; “É um prazer ver o Alto da Cajazeira reunido. Que ideia maravilhosa e inteligente de vocês. O povo precisa ser ouvido. Parabéns ao prefeito Digão e toda sua equipe”, destacou sem esconder a felicidade pelo encontro.
O comunicador Lukkas Alves, nascido do bairro se mostrou feliz com a proposta da “Escuta Cidadã”. “É preciso aproveitar estes espaços e corrigir algumas distorções que se acumularam ao longo dos anos. A falta de estratégias em políticas públicas, para o esporte, a educação, a cultura e o social nos últimos anos, deixaram esta comunidade praticamente esquecida, isolada de Mutuípe”, ressaltou.
O prefeito Digão já programou uma reunião de avaliação do encontro, com os secretários, para  definir as próximas diretrizes do Projeto Escuta Cidadã.

Postar um comentário

0 Comentários