SAJ: Alunos do curso de Letras Vernáculas da UNEB- Campus V falam sobre a 1° Exposição: Heroínas negras do Brasil..

                     
    Com objetivo de expor essas heroínas negras que foram importantes na história do Brasil, foi realizado na manhã desta quinta-feira (30/03), I Exposição “Heroínas Negras do Brasil”, o evento aconteceu na Praça Padre Matheus, na cidade de Santo Antônio de Jesus, e foi organizado pelos alunos do curso de Letras Vernáculas da UNEB em parceria com o Afrouneb e o Coletivo de Mulheres Negras de Saj. 
   Em entrevista ao Site São Felipe News, a estudante Uislane Peixoto, falou sobre a importância desta exposição, segundo ela o objetivo da exposição foi mostrar para as pessoas a trajetória de heroínas negras que fizeram história. Infelizmente na escola não temos acesso a essas heroínas, como por exemplo, Tereza de Benguela, que se tornou recentemente um símbolo nacional, e o dia 25 de julho foi oficializado como dia dela, e muitas outras, como Dandara dos Palmares, Carolina Maria de Jesus, Aqualtune, Laudelina, Luiza Bairros, Tia Simoa e muitas outras. Com a exposição, provamos que mulheres negras sempre lutaram pelos direitos e que sempre foram protagonistas dos movimentos negro e de mulheres. Essas guerreiras são espelhos e exemplos do que todas as mulheres negras podem ser. 
     Para a estudante Paula Souza, foi um momento muito importante de formação acadêmica na Universidade, visto que, esses momentos ocorrem com pouca frequência, principalmente quando se trata de mulheres negras. É importante que se pense mais sobre momentos de formação como esses na academia.
    Já para a estudante Elizabete, a exposição, foi muito proveitosa. Os transeuntes que por lá passavam Não deixaram de serem atraídos pelos banners que expunha sobre as Heroínas negras, que contribuíram de forma árdua, para a formação do nosso Brasil, e ao mesmo tempo são desconhecidas para a maioria da população. "Na oportunidade, muitos cordéis também mostravam a história de vida dessas guerreiras que escreverem suas histórias com sangue, mais deixaram um legado de força, coragem e determinação. Tal exposição foi promovida pelos discentes de diferentes semestres do curso de Letras. Idealizado pela docente Suely, da UNEB Campus V. Vale ressaltar que tal iniciativa foi memorável, refletida pelas demonstrações em conhecer a história das heroínas negras de nosso Brasil", destacou ela. 
     A Estudante Alessandra Freire, frisou que a exposição foi de grande valia,uma vez que apresenta personalidades femininas negras que até então eram desconhecidas para a maioria das pessoas que estavam ali presentes,onde estas tiveram acesso as histórias de lutas e de resistência de cada mulher e a sua contribuição na história, finalizou ela.
Reportagem:(São Felipe News/Leandro Santana)

       

Postar um comentário

0 Comentários