Trabalho levado para casa. Falta de
tempo para atividades relaxantes ou para a família. Má alimentação.
Incapacidade de enxergar perspectivas. Tensão no trânsito. Pavor da
violência urbana. Todas essas situações são vividas por quem sente
estresse. E não são poucas as pessoas afetadas por essa doença. O Brasil
ostenta o título de segundo mais estressado do mundo em um ranking com
dez países, feito pela International Stress Management Association (Isma
- Brasil). Na nossa frente apenas os japoneses. O que mais estressa o
brasileiro, segundo o estudo, é o trabalho, segundo 69% dos
entrevistados. Eles relataram sofrer com as longas jornadas, sobrecarga
de tarefas e a tensão no ambiente corporativo. Foi por causa do
desgaste do trabalho que a dona de casa Ana Lúcia Nascimento, 57 anos,
se afastou da empresa em que trabalhou por três anos. “Em tese, eu
devia começar às 17h e sair às 23h45, mas como o trabalho era em uma
distribuidora de medicamentos, que funcionava a partir dos pedidos,
tinha vezes que chegava às 5h”, conta. “Havia muita pressão dos chefes.
Chegava em casa e não dormia, ficava ansiosa e desenvolvi depressão”,
completa. O caso de Ana Lúcia exemplifica os dados da Previdência que
apontam que, só no ano passado, foram feitos 3.565 pedidos de
afastamento. Em 2015, este número foi de 2.899. Quando somados aos
problemas de depressão e transtornos mentais, que podem vir de quadros
de estresse elevado, o número de pedidos de afastamento do trabalho
chega a mais de seis mil. O estresse perde somente para os traumas
ósseos e para as lesões causadas por esforço repetitivo como razão para
afastamento do trabalho. De acordo com o psicólogo e conselheiro do
Conselho Regional de Psicologia 3ª Região, Renan Rocha, boa parte do
estresse no trabalho vem em função da centralidade dele na vida das
pessoas. “Nós nos apresentamos a partir do trabalho e ele é parte de
nossa identidade, mas é preciso entender o sentido dele na própria vida e
perceber os sinais de conflito”, destaca. “Deve-se perceber que o
trabalho tem um tempo de se iniciar, de se fazer e de ser concluído. E
ele precisa ser vivido nesse espaço de tempo e não fora de seu ambiente
próprio”, orienta.
Faça o que gosta:
Mesmo com atividades profissionais no dia a dia, reserve uma parte do
seu tempo para se dedicar a algo que gosta. Vale qualquer coisa que te
faça se sentir bem, de um filme a uma viagem.
Divida seu tempo
: Otimize o seu tempo e divida entre trabalho, lazer e descanso. Tenha
em mente que existe um tempo de início e de término das atividades
Durma bem: O sono é fundamental para manter as atividades vitais do corpo, logo, garanta as oito horas de sono.
Mova o corpo:
Elimine as tensões com atividades físicas. Há várias opções que vão de
caminhada à musculação. A atividade física deve ser feita com objetivo
de proporcionar bem-estar a quem faz.
Coma bem : Além das atividades físicas, manter a alimentação saudável proporciona bem-estar e reforça a imunidade.
Lazer é necessário : Reserve momentos para diversão, encontrar amigos, ouvir música, ler um livro ou mesmo caminhar na praia.
Espiritualidade :
Manter um lado espiritual ajuda a combater a ansiedade e o estresse,
dedique seu tempo a atividades mais espiritualizadas que visem o
autocuidado, como meditação e ioga.
Trabalho :
Os especialistas comumente afirmam que um bom trabalho é quando não se
sente que está trabalhando. Por isso, dedique-se a atividades que
realmente gosta e sinta prazer ao executá-las.
Desligue-se :
Ao deixar o trabalho, desligue-se completamente da empresa. Ao se
distanciar das atividades, é possível relaxar. Vale, inclusive, evitar
ver e-mails ou mensagens de grupos de trabalho.
Relacionamento:
Esteja cercado de relações positivas. Evite relacionamentos abusivos e
destine um tempo para passar na companhia de familiares e amigos.
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