Como evitar que o leite materno empedre



Embora seja mais comum nos primeiros dias após o nascimento do bebê, enquanto a mãe e o filho ainda estão se adaptando às mamadas, o empedramento do leite materno pode ocorrer em qualquer fase da amamentação. É uma fase passageira até que seja criada uma dinâmica melhor e ritmo para que isso não aconteça. Veja algumas dicas:
1. Tire o leite: extrair o leite não só estimula a produção de mais leite, mas também ajuda a esvaziar o peito caso ele esteja cheio demais, gerando desconforto e até mastite, infecção que acomete as glândulas da mama e é causada pelo acúmulo de leite e pela entrada de bactérias pelas rachaduras da pele.
2. Massageie a mama: simples de fazer e bastante indicadas, as massagens podem ajudar na "descida" do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia. 
3. Facilite a "pega" do bebê: antes e depois de cada mamada, hidrate os bicos do seio com o seu próprio leite. Também é importante prestar atenção na melhor posição para amamentar. De acordo com o site Vix, se o bebê fizer a "pega" correta, as chances de dor são mínimas.
4. Faça compressas: compressas de água quente sobre os "nozinhos" no seio ajudam a desobstruir o fluxo, também é indicado fazer massagens sempre que puder com a ponta dos dedos de forma delicada, partindo do bico em direção à base das mamas. Se sentir dores e senti-las quentes, faça compressa de água fria.

Postar um comentário

0 Comentários