Anvisa quer advertência para altos teores de gordura, açúcar e sal em alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última segunda-feira (21), um relatório preliminar sobre mudanças nas regras para a rotulagem nutricional de alimentos e bebidas. Ainda em discussão, a medida determina a presença de rótulos de advertência para altos teores de gordura, açúcar e sal nos produtos.

Além disso, a Anvisa quer facilitar a comparação entre os alimentos e aprimorar a precisão dos valores nutricionais declarados pela indústria no país. De acordo com a agência, serão necessárias mudanças porque o modelo atual dificulta a compreensão da rotulagem nutricional pelos consumidores por problemas de identificação visual.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e relator do documento, Jarbas Barbosa, ressaltou durante reunião que a rotulagem deve ser simples e compreensível, tanto em termos de informação quanto visualmente. Com a aprovação interna do relatório preliminar de Análise de Impacto Regulatório (AIR), o estudo para proposição de novas regras para a rotulagem de alimentos segue para etapas de participação social.

Realização de Tomada Pública de Subsídio (TPS) por 45 dias, mecanismo de consulta aberta à sociedade que tem o objetivo de coletar dados e críticas fundamentadas sobre a análise no relatório realizado; e pesquisas com a população brasileira sobre os modelos selecionados como possibilidades para a solução de problemas referentes à rotulagem.

Postar um comentário

0 Comentários