MEC estuda novo modelo de Enem; projeto deve ser apresentado ainda este ano

O Inep estuda um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a proposta poderá ser apresentada ainda este ano, se a nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, em análise pelo Conselho Nacional de Educação for aprovada. Novo modelo pode ser aplicado depois de 2020.

Pelo novo Ensino Médio, sancionado no ano passado, parte do currículo da etapa de ensino, o equivalente a 1,8 mil horas deverá ser destinado ao conteúdo da Base Nacional Comum Curricular. O restante do tempo, que varia de acordo com a rede de ensino, será destinado à formação específica.

Os estudantes poderão escolher entre o aprofundamento em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. Durante o 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), o ministro da Educação defendeu uma adequação da formação do Ensino Médio, para que não seja voltada apenas para bom desempenho no Enem.

"O Enem precisa mudar. Não podemos fazer educação com Enem sendo o norte da educação. Pela primeira vez, o Brasil terá a oportunidade de discutir o Enem, que é porta de entrada [no ensino superior] e não porta de saída", defendeu.

Neste ano, mais de 5,5 milhões se inscreveram para o Enem. As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superio público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Postar um comentário

0 Comentários