Fernando Haddad diz que não dará indulto a Lula se for eleito presidente da República

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, afirmou pela 1ª vez que não dará indulto ao ex-presidente Lula se for eleito. Lula foi condenado em 2ª instância a 12 anos e 1 mês de prisão e cumpre pena em Curitiba desde 7 de abril. O PT chegou a registrar o ex-presidente como candidato, mas o nome dele foi barrado pelo TSE com base na Ficha Limpa.

O PT substituiu, então, o nome dele pelo de Haddad em 11 de setembro. Haddad foi questionado mais de uma vez se daria ou não o indulto. Os jornalistas citaram uma declaração do governador de Minas, o petista Fernando Pimentel, que falou sobre "a certeza" de que Haddad irá assinar o indulto, no primeiro dia de mandato, se for eleito.

Na primeira vez, Fernando Haddad respondeu que o ex-presidente Lula está trabalhando para provar que é inocente. “Lula não vai abrir mão da defesa da sua inocência. Ele é o primeiro dizer: ‘Eu não quero favor. Eu quero que os tribunais brasileiros e os fóruns internacionais reconheçam que eu fui vítima de um erro judiciário’.” Questionado se isso, então, significava que ele não daria o indulto, Haddad afirmou que “isso não está em pauta”.

O petista falou que Lula tem sido considerado, desde o primeiro julgamento, como condenado, mas que acredita na absolvição dele. "E se não for?", questionaram os jornalistas, lembrando que há apenas duas hipóteses, ser ou não inocentado. Haddad: “Eu, como cidadão, vou me manter na campanha pela liberdade do presidente. Porque, eu li o processo, eu considero...” Milton Jung, jornalista da CBN: “Isso o senhor disse claramente. A pergunta objetiva é o seguinte...” Haddad: “Não. Não. A resposta é não.” Jung: “Não ao quê?” Haddad: “Não ao indulto.” G1

Postar um comentário

0 Comentários