Vera Cruz: Maré avança e assusta moradores e veranistas na praia de Cacha Pregos

Os moradores de um condomínio situado na praia de Cacha Pregos, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, tiveram as casas invadidas pelo mar nesta última terça-feira (11), segundo o G1. As ondas fortes ultrapassaram a cerca do loteamento, que está localizado no encontro do mar com o Rio Jaguaripe, e a água do mar alcançou os imóveis.

Por causa da força da água, os moradores abandonaram as residências, muitas delas, já com a estrutura comprometida por causa dos efeitos do avanço da maré. De acordo com os moradores, a água vem subindo há algum tempo e, em dois anos, já avançou cerca de 30 metros. Na terça, no entanto, eles informaram que a situação piorou.

Imagens feitas pelos moradores mostra a água avançando pela costa e ultrapassando os limites do loteamento. A força da maré derrubou cercas e destruiu a vegetação do condomínio. De acordo com o diretor de águas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, o fenômeno pode ter sido causado por frentes frias, somadas com a ocorrência do período de lua nova, que se caracteriza pelo aumento da onda de maré.

"Naquela área do final da Ilha de Itaparica tem uma saída de um rio que está muito seco, que está com menos volume de água, já que esta chovendo bem menos. É isso que equilibra esse processo da água que entra e da água que sai. Então, essa falta de equilíbrio faz com que haja uma predominância da água do mar e acaba impactando mais forte na costa", explicou.
Mar invade casas e preocupa moradores da Ilha de Itaparica — Foto: Arquivo pessoal

Postar um comentário

0 Comentários