Partido Novo elege oito parlamentares e poderá participar de debates na TV em 2022

O partido Novo saiu de sua primeira campanha presidencial sem levar para o segundo turno o seu candidato a presidente, o empresário João Amoêdo, que ficou em quinto lugar na disputa eleitoral. Mas a legenda conseguiu eleger oito deputados federais e avançou para o segundo turno na eleição para o governo de Minas Gerais. Em São Paulo, o Novo elegeu três deputados federais.

Em Minas Gerais, foram outros dois. O partido também conseguiu uma cadeira na Câmara dos Deputados no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A legenda também emplacou 11 deputados estaduais e um distrital. Foram quatro em São Paulo, três em Minas, dois no Rio de Janeiro, 2 no Rio Grande do Sul e um no Distrito Federal.

Na disputa pelo governo de Minas gerais, o candidato do partido, Romeu Zema Neto, surpreendeu e terminou o 1º turno na liderança. No próximo domingo, dia 28, ele vai enfrentar o senador Antonio Anastasia (PSDB) para decidir quem será o novo governador do estado. O Novo, como ficou conhecida a legenda, foi criado por 181 pessoas em 2011. Saiu do papel, de fato, apenas em setembro de 2015, quando o Superior Eleitoral concedeu seu registro.

Quando surgiu, o partido chamou a atenção por não utilizar dinheiro público e se manter apenas de doações de seus filiados, muitos dos quais ligados ao mercado financeiro. É o caso do próprio Amoêdo, banqueiro, engenheiro, administrador de empresas e primeiro presidente da legenda. O presidente da legenda, Moisés dos Santos Jardins, foi diretor de financiamento de automóveis do Itaú entre 2002 e 2005, informa o Novo.

Entre 2005 e 2009, ele dirigiu o setor de operações de cobrança do varejo do Unibanco. De 2009 a 2001, foi diretor da administradora de cartões da Unimed e Banco Fator e, desde 2012, Moisés é executivo da CHB (Companhia Hipotecária Brasileira). Com 19.023 filiados, a legenda elegeu quatro vereadores em sua primeira campanha política, em 2016. Os eleitos foram empossados em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

O Novo é considerado um partido liberal, de direita. Defende o Estado em áreas como educação, saúde, segurança e política monetária, mas é a favor da privatização de estatais, como a Petrobras e o Banco do Brasil. No campo moral, o partido é favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e dá a seus candidatos a prerrogativa de se posicionarem sobre temas como descriminalização do aborto e das drogas.

Para a cientista política da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), Maria do Socorro Braga, o Novo, assim como as legendas pequenas que apareceram nos últimos anos, "fará alianças com quem ganhar, independentemente do verniz ideológico". "Eles são partidos satélites, precisam sobreviver", completa. Informações do Uol Notícias

Postar um comentário

0 Comentários