Internet lenta? Descubra que objeto na sua casa pode prejudicar o Wi-Fi

Internet lenta? Descubra que objeto na sua casa pode prejudicar o Wi-Fi
Foto: © iStock
Ligar o forno micro-ondas e notar que o sinal do Wi-Fi fica mais fraco dentro de casa é algo comum. Muitos chegam a pensar que algo pode estar errado com o roteador ou até mesmo com o computador ou smartphone que recebe o sinal, mas a provável causa do problema é bem mais simples que isso, e tem a ver com o conflito entre as ondas da rede e do forno, que operam na mesma frequência. Pode não parecer, mas tanto o forno micro-ondas quanto o roteador funcionam aplicando os mesmos conceitos. A diferença é que o eletrodoméstico emite radiofrequência para esquentar alimentos, já o roteador usa estes sinais para enviar dados. O que os dois têm em comum é que a frequência utilizada é a mesma: 2,4 GHz.
Quando ligamos o forno microondas em casa, roteador perde a capacidade de distinguir os pacotes de informação do ruído provocado pelo forno. Ao desligar o micro-ondas, tudo volta ao normal.
Como resolver
Quando se percebe perda de sinal ao ligar o forno é o vazamento de alguma radiação, um bom forno micro-ondas não devia vazar radiação suficiente para atrapalhar a sua rede. Se você nota que esse problema está ocorrendo com frequência, talvez seja o caso de procurar uma assistência especializada para verificar o estado do isolamento do micro-ondas, ou até considerar a compra de um modelo novo. Com o isolamento adequado o aparelho não deve atrapalhar o sinal da sua conexão sem fio.
A radiação pode ser perigosa?
O termo "radiação" pode parecer algo muito perigoso, mas nesse caso, a expressão se refere apenas a frequências muito baixas e que não devem oferecer riscos à sua saúde. Afinal de contas, os 2,4 GHz. O consenso entre cientistas é de que, para provocar danos, a radiação precisa ser muito mais forte, na faixa dos 2.400.000 GHz – um milhão de vezes mais alta, portanto. (Noticias ao Minuto)

Postar um comentário

0 Comentários