As redes sociais são ferramentas importantes na conquista de um lugar
no mercado de trabalho. A forte cultura digital, rapidamente assimilada
pelo brasileiro, já foi detectada há tempos por recrutadores de
empresas. No Brasil, 39% dos internautas utilizam as suas redes sociais
mais de 10 vezes por dia, por isso é importante ficar atento ao que se
posta, curte e compartilha no ambiente virtual. Mariellen Romero,
especialista em marketing digital, listou alguns cuidados necessários no
uso destas ferramentas, para quem está em busca de uma oportunidade de
trabalho. Recrutadores
de olho nas mídias sociais: Atualmente, entre 90 e 94% dos recrutadores acessam o Linkedin para
buscar possíveis futuros colaboradores. Mas, nos departamentos de RH das
empresas, as consultas ao perfil do candidato não se limitam à rede social
profissional. Facebook, Instagram e Twitter também
atraem olhares dos recrutadores que buscam por candidatos
Tudo que se posta em mídias sociais forma uma imagem para o recrutador: É
preciso saber que qualquer uso que se faça de redes sociais forma uma
imagem e passa uma mensagem para o mercado. Para utilizar as mídias a
favor de uma colocação profissional, é preciso investir na formação de
uma marca pessoal. Ser coerente é fundamental. A imagem que a pessoa
passa na internet deve ser única em todos os canais
Não existe separação de conteúdo particular e privado: As
redes são uma vitrine. Não é mais possível separar canais para postar
conteúdo particular de outros para o universo profissional. Cada post deixa um rastro. Hoje, tudo é analisado pelos recrutadores e o comportamento da pessoa nas mídias sociais é valorizado pelo RH
Recrutadores escolhem candidatos que têm melhor aderência à organização: É importante
construir uma marca em todos os canais que possibilite e facilite a
identificação do candidato com a organização almejada. Postar conteúdos
que possam identificar uma sinergia com os valores da empresa onde se
deseja trabalhar pode aumentar as chances de ser bem visto pelos
recrutadores Posts de atividades pessoais podem complementar perfil profissional: não
é necessário ir ao extremo da autocensura nas mídias sociais. Falar de
política ou exibir sua vida social não é prejudicial, desde que não
atrapalhe a imagem na qual se investiu. Postar sobre atividades
pessoais que completem o perfil profissional, como aqueles voltados para
os cuidados com a saúde ou vida familiar, podem contribuir
para reforçar a própria marca. (R7)
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Aconteceu nesta quinta-feira (19/11) no Colégio Estadual Governador João Durval Carneiro na cidade de São Felipe, no Recôncavo baiano, a segunda parte do projeto Consciência Negra. Na quarta-feira (18) aconteceu o Desfile Beleza Negra 2015, já nesta quinta-feira (19) aconteceram apresentações de stands, onde os alunos expuseram sobre preconceito, racismo e as demandas que os negros tem na sociedade atual. Durante essa semana houve a confecção de cartazes e a realização de palestra sobre cotas. Segundo a professora Luzia Martins, a avaliação que pode ser feita é positiva. “Os alunos puderam pesquisar, ter acesso e expor para a população, materiais importantes sobre a cultura negra”. Ainda de acordo com a professora Luzia, espera-se que a Cultura Negra seja mais respeitada e valorizada. “Que a gente possa conhecer cada vez mais a cultura negra e que possamos favorecer que as pessoas te...
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