80% dos brasileiros sentem medo de utilizar o celular em locais públicos

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O medo de furto foi apontado como a principal preocupação. Imagem: DragonImages/Thinkstock
Apesar de um dos cenários cotidianos mais comuns vistos pelos brasileiros seja um ônibus ou metrô lotado com diversos indivíduos utilizando seus aparelhos celulares, uma nova pesquisa diz que cerca de 80% da população brasileira declara sentir medo de utilizar o celular enquanto está na rua.
Segundo uma pesquisa realizada pela insurtech brasileira Pitzi, os brasileiros que possuem smartphones relataram não se sentirem confortáveis em utilizarem seus dispositivos em locais públicos, como ruas, shoppings ou qualquer outro local onde há um grande número de circulação de pessoas. No entanto, isso não impede que os usuários utilizem seus aparelhos fora de casa: 50% dos entrevistados disseram fazer ligações na rua, enquanto 11% utilizam o celular para conferir as redes sociais e 10% fazem uso dos dispositivos para assistir séries, filmes ou vídeos na internet.
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Ainda assim, os indivíduos informaram que sentem a necessidade de tomar algum tipo de precaução caso precisem realizar qualquer atividade com o celular. O medo de furto foi apontado como a principal preocupação de 89,3% dos entrevistados para a pesquisa, enquanto 10,7% afirmaram ter medo de sofrerem algum acidente, como atropelamento, por estarem distraídos com o conteúdo dos celulares.
Como ficar sem olhar o celular não é uma opção viável para a maioria das pessoas – visto que o dispositivo também é utilizado para trabalho -, algumas medidas foram apontadas como forma de não deixar o medo atrapalhar o andamento do dia. 57,1% dos questionados disseram que, antes de tirarem o celular do bolso, olham ao redor para garantir que não há nada suspeito, enquanto 28,6% preferem ir para algum lugar protegido antes de pegarem o dispositivo. Já 14,3% dos entrevistados disseram confiar apenas na sorte, e não são adeptos de nenhuma forma de proteção extra.
Outra forma de proteção são os programas de seguro contratados pelos compradores quando adquirem um novo smartphone. De acordo com 86% dos entrevistados, os seguros fazem com que se sintam mais tranquilos em utilizar seus dispositivos móveis independente de onde estiverem. (Exame)

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