São Felipe: Secretaria de Educação realizou primeiro dia da Jornada Pedagógica





   A Prefeitura Municipal de São Felipe, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de hoje, 11 de fevereiro, o primeiro dia da Jornada Pedagógica 2020, no espaço Cerimonial 4k, abordando o tema "Valorizando e Compreendendo os Saberes".
O evento estiveram presentes, além da presença do Chefe do Executivo, Antônio Jorge Macedo - Choquinha - a Secretária de Administração Ana Rita Macedo, Secretário de Saúde Alvaro Neiva, Secretário de Educação Silvio Ricardo e representando o Poder Legislativo o Vereador Antônio Bispo "Toinho da Riacho Doce", professores, gestores escolares, Coordenadores e toda equipe da Secretaria de educação e demais representantes das diversas secretarias. 


A jornada pedagógica 2020, foi, oficialmente, aberta pelo Secretário de educação Silvio Ricardo desejando boas vindas a todos os presentes, apresentando, na sequência, a real situação da educação de município. Após a fala do Secretário Municipal da Educação, o prefeito Antônio Jorge "Choquinha" falou da importância que os professores têm na formação da pessoa, afirmando "sem eles, muitos de nós não estaríamos ,aqui". Na oportunidade também pontuou que está em busca de melhorias e recursos para o município em todos os setores e, por fim, enfatizou que está aberto ao diálogo sempre com a categoria, ouvindo as demandas e solucionando naquilo que é possível.

prefeito choquinha
Participaram deste primeiro dia de jornada como palestrantes as professoras: Professora Doutora Tatiane Lucena e a professora Doutora Carla de Quadros.
A primeira palestra foi ministrada pela professora Doutora Tatiane Lucena que relatou sobre a BNCC como orientadora das instituições de ensino e para preparar novas gerações para construir uma sociedade mais justa.Em tempos de intensa polarização e de muitos questionamentos sobre o modelo tradicional – que falha em preparar os estudantes para os desafios da vida contemporânea –, o documento contribui para a construção de consensos sobre que pessoas queremos formar. Também orienta as instituições de ensino no sentido de preparar as novas gerações para construir o Brasil com o qual sonhamos.
Em síntese, a BNCC norteia a Educação Básica brasileira para a promoção, a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, e estes sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária. Isso significa orientar-se por uma concepção de Educação Integral (que não se refere ao tempo de permanência do estudante no espaço escolar ou a uma determinada modalidade de escola).
Nesse caso, Educação Integral indica promoção do desenvolvimento de crianças e jovens em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Esse direcionamento implica que, além dos aspectos acadêmicos, precisamos expandir a capacidade dos alunos de lidar com seu corpo e bem-estar, suas emoções e relações, sua atuação profissional e cidadã e sua identidade e repertório cultural.
A Segunda palestra do dia foi a da Professora Doutora Carla de Quadros destacando que o foco das escolas passar a ser não, apenas, a transmissão de conteúdos, mas o desenvolvimento de competências - compreendidas como a soma de conhecimentos (saberes), habilidades (capacidade de aplicar esses saberes na vida cotidiana), atitudes (força interna necessária para utilização desses conhecimentos e habilidades) e valores (aptidão para utilizar esses conhecimentos e habilidades com base em valores universais, como direitos humanos, ética, justiça social e consciência ambiental).
A jornada segue com programação amanhã,12/02, a partir das 08h. Confira a programação de amanhã:
09h30- Palestra com a professora Anna Virgínia e com o professor Danilo Lourenço.

Fonte: Assessoria de Comunicação


 

 

Postar um comentário

0 Comentários