Você se considera uma pessoa tóxica? Saiba como identificar as características

-
Foto: Divulgação
Você sabe o que significa “pessoa tóxica ?” O termo, que se tornou popular na web, é geralmente utilizado para caracterizar pessoas que prejudicam os outros com suas atitudes. No entanto, isso pode acontecer com qualquer um, em qualquer etapa de sua vida, conforme explica o psicólogo Linniker Moura ao UOL.
Para muitas psicólogos, a expressão “pessoa tóxica” não é a mais adequada, tendo em vista que “ser tóxico” é diferente de ter atitudes tóxicas. Ao UOL, o psicólogo Eduardo Risk acredita que cada um tem uma maneira diferente de lidar com as relações de trabalho, afetivas e amorosas, e até mesmo de ter uma percepção de si mesmo. Além disso, o fato de uma pessoa estar passando por problemas interfere diretamente na maneira como ela se relaciona com os outros.
De fato não é fácil identificar alguém com um comportamento tóxico.No entanto, ao UOL, o psicólogo Moura cita que algumas atitudes podem ser notadas, como vitimismo, ciúmes e orgulho, pessimismo, manipulação e inveja. Porém, isso não significa que a pessoa terá todos esses comportamentos.
Quando essas características fazem parte de nós, fica ainda mais difícil de identificá-las. Para o profissional, a solução é ser empático e analisar sua relação com aqueles ao redor. Respeito é a melhor maneira de lidar com isso. Uma outra dica é também pedir feedback aos amigos.
Segundo o profissional de Ravello, exclusão não é a melhor resposta  quando alguém tem alguma atitude ruim. “Essa atitude fala muito menos sobre o cuidado de nós mesmos e muito mais de uma espécie de descaso crescente em relação a nossas esperanças de comunicação e mudança”, explicou. (Ibahia)

Postar um comentário

0 Comentários