terça-feira, 10 de novembro de 2020

Eleições 2020: Saiba como justificar ausência virtualmente

 

-
Foto: Divulgação

Alvo de grande dúvida por parte dos eleitores, a justificação do não comparecimento às urnas, nas eleições do próximos dias 15 e 26 de novembro poderão ser realizadas de maneira virtual

O procedimento poderá ser realizado através do aplicativo e-Título, plataforma que substitui a versão física do título de eleitor, e pode ser instalado em celular ou tablet.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores devem realizar a atualização do aplicativo dias antes da eleição, como forma de garantir o acesso à este novo mecanismo.

Ainda segundo o instância jurídica, os eleitores que estiverem em outras cidades ou estados, fora do seu domicílio eleitoral, deverão realizar a justificativa no horário de votação.

Em caso de ausência por outras questões, o cidadão poderá, através da plataforma, realizar sua solitação após um prazo de 60 dias. Neste caso, o eleitor pode comparecer a uma seção eleitoral mais próxima e preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) ou utilizar o sistema do site do TSE.

Confira como realizar o procedimento;

– Instale o aplicativo “e-Título” em seu celular ou tablet, seja Android ou IOS.

– Conclua um cadastro inicia, preenchendo informações básicas, como; nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe e nome do pai;

– Responda ao questionário pessoal;

– Crie uma senha de seis dígitos;

– O e-Título está criado e detalhado as informações completas, incluindo zona e seção eleitorais;

– Na parte inferior da tela, clique em “Mais opções”;

– Clique na opção “Justificativa de ausência”;

– Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho.

(A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário