Desperdício de alimentos no Brasil: saiba o que fazer para combatê-lo

 

-
Para combater o desperdício de alimentos no Brasil, comece a ter um consumo consciente e utilize integralmente os alimentos reaproveitando as sobras para fazer sopas e caldos

Embora seja um assunto conhecido por boa parte dos brasileiros, o desperdício de alimentos no Brasil ainda é um grande desafio para o país. De acordo com o setor da ONU que lidera esforços em prol da erradicação da fome e da conscientização do problema, conhecido como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 25 toneladas de alimentos são desperdiçados por ano. Esse dado coloca o Brasil na lista dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo e os motivos variam desde a desigualdade à falta de hábitos conscientes relacionados ao consumo. Por isso, apesar de vivermos em um local cheio de riquezas naturais, há pelo menos 10,3 milhões de brasileiros passando fome, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, divulgada em setembro de 2020.

A realidade é triste, mas algumas atitudes diárias podem transformar, pouco a pouco, esse cenário. E para te ajudar a fazer parte desse movimento, nós separamos 4 dicas de como evitar o desperdício alimentar no seu dia a dia. Aprenda e faça a sua parte!

1. Utilize ao máximo todos os alimentos da sua casa

Apesar de não ser um hábito comum, reaproveitar talos, cascas, folhas e até mesmo flores em diferentes preparações na cozinha pode ser um bom começo para combater o desperdício, além de te ajudar a ter uma alimentação saudável – já que muitas folhas jogadas foras também são ricas em vitaminas e sais minerais. Você pode, por exemplo, preparar diferentes tipos de saladas, sopas e caldos – basta ter criatividade!

2. Aproveite as cascas de ovos, bananas e outros alimentos para fazer um adubo caseiro

Sabia que é possível reaproveitar cascas de ovos, bananas e o resquício de outros alimentos para fazer um adubo caseiro nutritivo para as plantas? Essa receita sustentável leva 1/2 xícara de borra de café, 4 cascas de ovos, 4 cascas de bananas e 1 litro de água. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater por alguns segundos e aproveitar a mistura como adubo para a sua horta caseira.

3. Reutilize a semente dos alimentos

Sementes de abóbora, melão, maracujá e várias outras frutas e legumes também podem ser reutilizadas no dia a dia. Além de serem fontes de fibras, vitaminas, antioxidantes e outras propriedades, elas podem, por exemplo, se transformar em ótimos snacks saudáveis para a hora do lanche se forem lavadas, secadas e levemente tostadas.

4. Faça as compras de supermercado pensando apenas no que você realmente precisa

Sabe aquela velha expressão de que “é melhor sobrar do que faltar”? Então, esqueça essa ideia. Para combater o desperdício de alimentos e realmente ser consciente quanto ao seu consumo, a melhor coisa a se fazer é focar apenas naquilo que você realmente precisa. Uma boa dica, além de reutilizar as sobras das refeições, é criar o hábito de montar a lista de compras de supermercado do mês anotando os itens conforme eles forem acabando e fazer um cálculo médio da quantidade de comida de acordo com as pessoas que moram na sua casa. Assim, você não se perde no meio do caminho! (Conquiste sua Vida)

Postar um comentário

0 Comentários