10 frutas com 5 letras ricas em diferentes nutrientes



 Incluir frutas na sua rotina alimentar é sinônimo de saúde e bem-estar. Afinal, em uma alimentação saudável seu consumo é muito recorrente e importante, pois elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, são ótimas fornecedoras de carboidratos de rápida absorção, o que as torna opções muito energéticas, indicadas para o consumo ao longo do dia. Para que você conheça mais a diversidade desse tipo de alimento e seus benefícios para o organismo, preparamos uma lista com 10 frutas com 5 letras. Confira!

1. Amora ajuda a equilibrar a pressão arterial e fortalece o sistema imune

A amora possui diversos benefícios para o corpo. A fruta vermelha é rica em vitaminas A, C e K e é utilizada como remédio natural na China, por exemplo, por ter aspectos anti-inflamatórios, que auxiliam no combate a infecções, e antioxidantes, que previnem o envelhecimento. Além disso, devido à presença de ferro é um bom alimento para fortalecer os ossos e o sistema imunológico. Também estimula a saúde do sistema cardiovascular ao garantir o equilíbrio da pressão sanguínea nos vasos.

Thank you for watching

2. Cacau é um estimulante natural do bom humor

Matéria-prima do chocolate, o cacau é encontrado na Região Amazônica do Brasil. A fruta possui em sua composição fibras e minerais, como cálcio, ferro e fósforo, o que auxilia na prevenção de fraqueza dos ossos e anemia. A planta possui precursores da serotonina, que é um hormônio que estimula o bom humor e a disposição do corpo. Além disso, tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que protegem a saúde das células e dos sistemas cardiovascular (na regulação dos níveis de açúcar e colesterol no sangue) e digestório (no estímulo a um melhor fluxo intestinal).

3. Caqui tem efeito detox e ajuda no emagrecimento

O caqui é um alimento rico em ativos antioxidantes, minerais e vitaminas A, C e K. A fruta retarda o envelhecimento da pele, fortalece o sistema imunológico e previne doenças nos olhos. Seu efeito detox ajuda a limpar as impurezas do organismo e regula o intestino. É também um ótimo auxiliar para o emagrecimento, pois produz a sensação de saciedade graças às fibras alimentares que possui.

4. Cidra é um analgésico natural e previne doenças degenerativas

A cidra é considerada uma fruta medicinal que atua como remédio natural para inflamações, como aftas e sintomas de resfriado, além de ter um aspecto analgésico e calmante que reduz desde dores de cabeça até desconfortos nos ossos e articulações. O alimento mediterrâneo também tem ações significativas para o tratamento da acne e ferimentos superficiais na pele. Por fim, é um estimulante para a saúde dos sistemas digestório e imunológico, pois fortalece a saúde do organismo, diminui os efeitos de problemas crônicos e previne doenças degenerativas, como câncer.

5. Jambo regula o intestino e é um alimento diurético

Considerado um fruto medicinal, o jambo tem em sua composição poderosos nutrientes, como fibras alimentares, vitaminas A, B1, B2 e C, e boas porções de ferro e fósforo. É um alimento muito indicado para combater a fraqueza dos ossos, doenças cardiovasculares e a anemia. O consumo da fruta ajuda a fortalecer os músculos e o sistema imune. A ingestão de jambo auxilia na regulação do intestino, por prevenir a prisão de ventre e casos de diarreia. Também é uma ótima opção para quem retém líquidos em excesso por seu ativo diurético.

6. Limão diminui os riscos de câncer

Fruta cítrica, o limão é um alimento com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem os sintomas de gripes e resfriados e previnem o envelhecimento precoce. O fruto também é fonte rica de vitamina C, ferro e potássio. Os “limonóides” são substâncias químicas que estão presentes em sua composição e são responsáveis pela eliminação de células cancerígenas no sangue, prevenindo a doença. O limão combate a anemia, estimula a saúde do coração, a regulação do intestino e a limpeza de substâncias tóxicas do corpo.

7. Mamão tem efeito laxativo e é fonte de energia

O mamão é popularmente conhecido por ser um regulador do intestino, mas também possui outros diversos benefícios para o organismo. A fruta possui fibras alimentares, potássio e vitaminas A e C. O alimento regula a pressão arterial, previne doenças cardíacas, protege a pele e fortalece o sistema imune, ossos e dentes. É um fruto que fornece bastante energia para o corpo nas atividades diárias.

8. Manga previne e combate inflamações no organismo

A manga é uma fruta que possui variados tipos, mas em todos eles o alimento conta com a presença de vitaminas A e C, fibras e minerais, como o magnésio e o potássio. Além disso, tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes que beneficiam todo o corpo. É também um ótimo estimulante para os sistemas cardiovascular, digestório e imunológico. Por fim, ajuda a combater doenças nos olhos, herpes labial e problemas de pele.

9. Melão desintoxica e hidrata o corpo

Fruto refrescante e muito consumido no verão, o melão é 80% composto de água, o que ajuda na desintoxicação do organismo e na hidratação do corpo. Conta também com minerais, como magnésio, fósforo, vitaminas A e do complexo B e ativos anticoagulantes. É um regulador natural do fluxo sanguíneo, da menstruação e do intestino. O alimento também é eficaz contra prisão de ventre e problemas urinários. A fruta fortalece o sistema imune, previne doenças de pele, nos olhos e ameniza os efeitos da menopausa.

10. Pequi faz bem para o coração e para a visão

Fruta típica do cerrado brasileiro, o pequi tem propriedades antioxidantes graças à presença das vitaminas A e C em sua composição, além de ser um bom alimento para manter uma boa imunidade e estimular a absorção de ferro no sangue. É um ótimo remédio para controlar o colesterol e a pressão arterial e manter a saúde do sistema cardiovascular em dia. Zeaxantina e luteína, compostos presentes no pequi que o corpo não produz, os quais previnem doenças nos olhos e favorecem a saúde macular. (Conquiste sua Vida)

Postar um comentário

0 Comentários