A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica em parceria com a 31ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) promoveu uma palestra durante esta terça-feira (14), referente à Febre Chikungunya, na Biblioteca Municipal.
O evento aconteceu durante todo o dia. Na parte da manhã, o encontro foi destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Endemias (ACE). Já no período vespertino, o público-alvo foram os médicos e enfermeiros da SMS.
A doença
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. A enfermidade pode se manifestar em três fases: aguda, subaguda e crônica. Os grupos de risco são os seguintes: gestantes, maiores de 65 anos, menores de 2 anos (exceto neonatos) e pacientes adultos com comorbidades.
As palestrantes frisaram a importância dos ACSs E ACEs na conscientização de uma educação de saúde à população, para que o vetor (Aedes aegypti) não se dissemine. Os médicos e enfermeiras foram orientados a trabalhar em conjunto com sua equipe para reforçar essa sensibilização perante a sua área de abrangência.
Os sintomas
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
O tratamento
É importante que o paciente tenha uma boa hidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Fonte: Ascom - PMCA Fotos:Cristiano Peixoto(Repórter Tatu)
São Felipe: Secretaria Municipal de Educação inicia matrículas do Ano letivo 2021
A Prefeitura Municipal de São Felipe, através da Secretaria Municipal de Educação, inicia na próxima quarta-feira (10.02) o serviço de matrículas para o ano letivo de 2021. Em 2020 tudo mudou e a rede municipal de ensino também não será a mesma, SEREMOS AINDA MELHORES. As Escolas estão prontas para receber nossos alunos, seja de forma remota ou na sala de aula. Venha fazer parte de uma rede de ensino que acredita na Educação.


0 Comentários