Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, diz pesquisa

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Em 2016, foram 127, um a cada 3 dias. A expectativa de vida deles é de 35 anos, menos da metade da média nacional, que é de 75 anos. Os dados são do Grupo Gay da Bahia, e não faltam histórias Brasil afora que os comprovem.
 
Uma delas é a história da travesti Dandara dos Santos, que foi espancada e assassinada por um grupo de jovens num bairro da periferia de Fortaleza (CE) no último dia 15 de fevereiro. Vizinhos assistiram à cena em plena luz do dia, mas não prestaram socorro.
 
Um dos agressores gravou o espancamento, os pedidos de ajuda de Dandara e seus últimos minutos de vida. O caso está sendo investigado pela inspetora da polícia civil Vitória Holanda, uma amiga de infância de Dandara. Para Vitória, Dandara foi espancada até a morte por causa de sua sexualidade. "A figura dele como homossexual é o que pesou mais para eles o executarem. No vídeo eu não tenho dúvida alguma de que foi homofóbico."
 
Os acusados estão presos em uma delegacia de polícia. Caco Barcellos foi até lá e escutou de outros presos: "São todos inocentes, pelo que nós conversamos aqui, são todos inocentes." Enquanto isso, em Salvador, na Bahia, a repórter Monique Evelle conhece a história de Bernardo, que nasceu Bárbara. Ele está assumindo sua identidade masculina.
 
A mãe já sabe da homossexualidade da filha, mas não sabe que ela mudou de nome. Bernardo decide contar para a mãe que mora em Pesqueira, no Pernambuco, a 15 horas de ônibus de Salvador. "Eu tenho muito receio porque minha familia é extremamente religiosa. Minha mãe tem amigas lésbicas que ela trazia para dentro da nossa casa e fui criada junto e não pode ter preconceito e é igual. Mas quando eu cheguei pra falar... Não, na minha casa não."
 
Monique acompanha Bernardo e a namorada dele, Ingrid, que também será apresentada para a família na ocasião. "Eu estou ansiosa pra caramba. Porque vai conhecer a família dela, aceitação também não sabe como vai ser", diz Ingrid, que preferiu não expor sua imagem e não mostrou o rosto para nossa reportagem.
 
Uma casa para quem teve de sair de casa
Em São Paulo, o repórter Guilherme Belarmino visita a Casa 1, um local no Centro da cidade que acolhe pessoas que foram expulsos de casa por causa da sexualidade. Iran Giusti, fundador da Casa 1, conta que o projeto, inaugurado em janeiro deste ano, começou com um financiamento coletivo feito na internet que arrecadou R$112,272 com a ajuda de 1048 colaboradores.
 
"A gente recebe LGBTs que foram expulsos de casa e pessoas em situação de vulnerabilidade, então (casos de) violência psicológica e física sempre por causa de questões de orientação sexual e identidade de gênero", explica ele. A casa tem dez camas em um dormitório coletivo e funciona com doações de alimentos. Os moradores não pagam nada para morar ali.
 
Cindy Breezy é uma das moradoras do espaço. "Já saí de casa três vezes e tentei voltar porque falavam que iriam mudar, que iam tentar me entender, e todas às vezes que eu voltava nunca isso acontecia. E toda vez que eu saía para tentar arrumar emprego, trans e negra, eu nunca conseguia. Mas para minha mãe e minha família, eu que não estava correndo atrás direito. Mas não é dessa forma."
 
Kléber Souza, também morador da Casa 1, passou por problemas semelhantes, mas chegou a morar na rua. "Passei pelo mesmo motivo, o preconceito da minha família de não aceitar, de querer que eu só fique com eles caso eu mudasse. Eu falei pra eles que não ia mudar, então acabou ocorrendo a expulsão e eu inclusive cheguei a morar um tempo na rua antes de vir para cá", diz ele, que começou a ter problemas em casa quando se assumiu homossexual para a mãe, que é evangélica.

Postar um comentário

0 Comentários