domingo, 2 de abril de 2017

Saiba como servir a bebida com pratos da Páscoa

A Páscoa é um dos períodos mais prazerosos, principalmente no que se refere às comidas, afinal, pouca gente resiste aos pratos típicos como o bacalhau e também os tradicionais ovos de chocolate. Então, que tal harmonizar isso tudo com uma ótima bebida para tornar a experiência gastronômica ainda mais prazerosa? E isso pode ser muito simples, basta identificar os elementos de cada prato, relacionar com o que eles combinam e assim descobrir um terceiro sabor.

Nesse sentido, tem se tornado uma prática cada vez mais comum o consumo de cervejas especiais que harmonizam com os pratos que serão consumidos durante as refeições. Pensando nisso, o beer sommelier da Brasil Kirin, Samuel Hoshino, listou algumas dicas de harmonização dos pratos típicos do período com cervejas.

Um dos mais conhecidos pratos da Páscoa, o bacalhau à portuguesa, tem sabores acentuados que precisam de uma cerveja leve, mas com personalidade, para poder ser harmonizado. A Baden Baden Weiss é uma ótima opção. “Esta típica cerveja de trigo tem coloração amarelada e levemente turva, apresenta um corpo leve-médio e refrescante, com uma boa complexidade de aromas frutados lembrando banana e cravo. Sua aparência se dá graças à levedura que ainda está presente na bebida e ajuda a ressaltar as características aromáticas do líquido”, explica Samuel.
Neste período da Quaresma, que antecede a Páscoa, comer mais frutos do mar também é tradição devido ao costume de se evitar o consumo da carne vermelha. “Camarões, mariscos e peixes harmonizam com cervejas leves e sabores suavemente frutados como a Eisenbahn Weizenbier, feita com trigo de estilo alemão, com aromas de cravo e banana. A Baden Baden Witbier também é uma opção de trigo, mas com uma receita belga que leva laranja e sementes de coentro em sua composição”, informa o beer sommelier.
Outro alimento bastante consumido neste período, o  chocolate, também harmoniza com várias cervejas, principalmente as escuras com maltes tostados que têm aromas lembrando o café tostado ou chocolate amargo. “É preciso entender que o sabor doce do chocolate não pode ser anulado pela bebida, e sim complementado”, comenta Samuel Hoshino. Para essa iguaria o que não faltam são opções, entre elas, a Devassa Negra, do tipo Ale, de cor escura e um pouco mais amarga; a Baden Baden Chocolate ou a Stout, que harmoniza muito bem com as sobremesas. (TB)

0 comentários:

Postar um comentário