MP-BA move ação contra supermercados por venda de alimentos com agrotóxico

MP-BA move ação contra supermercados por venda de alimentos com agrotóxico
Foto: Divulgação
As redes de supermercados Bompreço, G Barbosa, Hiperideal, Perini, Extra, Atacadão, Atakarejo, Rmix e Masani foram acionadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por comercializarem, em Salvador, alimentos com agrotóxicos não autorizados. As ações foram ajuizadas pelo promotor de Justiça do Consumidor Olimpio Campinho.

O promotor aponta que os produtos comercializados com agrotóxicos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ou acima do permitido, apresentam “vícios de qualidade”, que puseram “os consumidores em perigo”. Nas ações, o promotor pede que a Justiça conceda decisão liminar para proibir que as nove redes de supermercados comercializem os produtos de distribuidores que foram identificados com resíduos de agrotóxicos de forma irregular, até que a Diretoria de Vigilância Sanitária  (Divisa) reabilite os distribuidores a fornecer os produtos para o mercado.

Conforme as ações, foram encontrados com resíduos de agrotóxicos proibidos e/ou acima dos limites permitidos os seguintes hortifrútis, em um total de 11: cebola (na rede Masani, G Barbosa e Extra), pimentão (G Barbosa, Perini, Extra, Bompreço e Atakarejo), uva (G Barbosa, Extra, Bompreço), goiaba (G Barbosa, Perini e Bompreço), morango (Rmix, Perini, Extra, Atacadão e Bompreço), abacaxi (Hiperideal e Atakarejo), cenoura (Hiperideal e Atakarejo), abobrinha (Hiperideal, Extra e Bompreço), alface (Perini, Extra, Atacadão e Bompreço), fubá de milho e batata (ambos no Bompreço).

Postar um comentário

0 Comentários