As
ligações de telemarketing são alvo de intensas reclamações, seja pela
quantidade ou pelos horários. Pelo menos um terço destas envolve a
oferta de serviços de telefonia, TV por assinatura e acesso à internet.
Em resposta às críticas generalizadas, a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia
proíbam esse tipo de chamada com oferta de serviços de telefonia, TV por
assinatura e internet. Pela decisão da agência, as principais empresas
do setor (Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo)
criem em até 30 dias uma lista de “não perturbe”. As companhias vão ter
de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no
grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de
serviços de telecomunicações. Assim, na prática as empresas ficam
impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o
telemarketing. Segundo a Anatel, a medida foi apresentada pelas próprias
empresas como parte de um compromisso de definir um “código de conduta”
de autorregulação das práticas de telemarketing. Além desta iniciativa,
a agência deve discutir novas ações relacionadas à prática do
telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor
da autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para
limitar os abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da
área de telecomunicações. (EBC)
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