segunda-feira, 20 de abril de 2020

Como cuidar do intestino em tempos de quarentena

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Foto: Rasulovs/Thinkstock/Getty Images
A quarentena trouxe muitas mudanças — seja na rotina, na organização do trabalho, qualidade do sono e alimentação. Até o corpo pode sentir isso: não é incomum percebermos algumas alterações no funcionamento do mesmo, como o aparecimento da prisão de ventre. Mas o que fazer nessas horas?
De acordo com a nutricionista Luana Romão Nogueira, da Clínica Nutricilla, as duas principais causas são a inatividade física e uma dieta inadequada. “Como muitas pessoas estão trabalhando em casa, saindo apenas para atividades essenciais, estamos nos movimentando muito menos. E isso pode afetar o funcionamento do intestino”, ela explica.
Além disso, o baixo consumo de frutas, legumes, verduras e cereais potencializa a constipação. Contudo, outros motivos também podem estar contribuindo para idas menos frequentes ao banheiro, sabia? Luana nos ajuda com alguns deles:

1 – Seu estado emocional 

Estar mais nervoso e estressado por conta da pandemia pode sim prejudicar o intestino. “Tendemos a comer alimentos de baixa qualidade nutricional em maior quantidade. Além disso, há processos hormonais que podem afetar a sua regulação.”

2 – Má qualidade do sono 

“Um sono adequado, regular e de qualidade ajuda na melhora do metabolismo e bem-estar no geral. Durante o sono, muito hormônios são produzidos e estão envolvidos em diversos processos do metabolismo corporal”, diz a nutricionista.

3 – Baixa ingestão de água 

A água ajuda em diversos processos do organismo. Incluindo a digestão. Portanto, preste atenção se está ingerindo menos líquidos de uns tempos para cá. Aplicativos como o “Beber Água”, disponível para sistemas iOS e Android, calculam o volume diário ideal para você (baseado no peso), e enviam notificações para te lembrar do hábito.

O que fazer? 

  • “A primeira dica seria se organizar e planejar a alimentação. Faça lista de compras, pense no abastecimento dos alimentos perecíveis como frutas e vegetais, além de cozinhar mais. Quando cozinhamos, temos controle total sobre quais ingredientes estamos usando e forma de preparo”, aconselha Luana Romão; 
  • Consuma frutas, legumes e verduras com regularidade. E, sempre que possível, opte por alimentos integrais”; 
  • Fique atento ao consumo de alimentos com má qualidade nutricional — que possuem excesso de gorduras, açúcar e sal –, bem como à ingestão de bebidas alcoólicas”
  • “Praticar atividade física auxilia na regulação do intestino, pois melhora a motilidade gastrointestinal.” (Boa Forma)

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