Consultar o Auxílio Emergencial agora ficou mais fácil com o site
Consulta Auxílio. A ferramenta, lançada nesta semana pelo Ministério da
Cidadania e pela Dataprev, é específica para que o cidadão que fez o
requerimento do benefício de R$ 600 possa consultar a disponibilidade
dos recursos e o status do processo de concessão. O site, que não
substitui as demais plataformas já disponíveis, tem como funcionalidade
exclusiva a realização da consulta, deixando processos de requerimento e
gestão do auxílio a cargo dos apps e sites Caixa Auxílio
Emergencial e Caixa Tem.
A ferramenta é uma opção para o cidadão encontrar mais recursos na
hora de consultar a concessão e o processo de liberação do benefício,
também conhecido como “coronavoucher”. A expectativa é que a plataforma
ajude a diminuir a sobrecarga que têm sido comum no uso do Caixa Auxílio
Emergencial e Caixa Tem.
A Dataprev, empresa pública responsável pela gestão da ferramenta,
afirma que já foram realizados 97,7 milhões de cadastros. Desse total,
50,5 tiveram o auxílio concedido, enquanto 32,8 milhões foram
considerados inelegíveis e 13,7 milhões dependem de correções nos dados
cadastrais.
O auxílio emergencial consiste em um benefício de R$ 600 a ser
concedido por três meses pelo Governo Federal para amenizar a crise
causada pela pandemia da Covid-19. Para receber o chamado
“coronavoucher”, o trabalhador não pode ter renda fixa e precisa se
encaixar nos grupos de informais, microempreendedores individuais,
contribuintes individuais da Previdência Social e desempregados. Além
disso, o cidadão deve atender às seguintes regras:
Ter mais de 18 anos;
Não ter emprego formal;
Não
receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou
participar de programa de transferência de renda federal (exceto pelo
Bolsa Família);
Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou, no total, de até três salários mínimos;
Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
A solicitação do benefício deve ser feita pelo app ou site Auxílio
Emergencial Caixa. Após o procedimento, é possível acompanhar o pedido
pela nova plataforma da Dataprev. Veja, a seguir, como usar o site
Consulta Auxílio Emergencial para verificar a situação do seu benefício.
Como usar o site Consulta Auxílio Emergencial
Passo 1. Acesse o site do Consulta Auxílio Emergencial (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/); Site é simples de usar e precisa de apenas alguns dados do requerente — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
Passo 2. Para fazer a consulta, é preciso preencher os mesmos dados
informados no cadastro do auxílio emergencial. Será preciso informar
CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Com os dados
corretos, não esqueça de marcar o reCAPTCHA. Depois basta clicar em
“Enviar”;
É preciso preenhcer os campos corretamente de acordo com os dados
cadastrados no momento da solicitação — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
Passo 3. Então, visualize, na coluna à esquerda, as datas e o status
do processo. No nosso exemplo, a solicitação foi realizada em 7 de
abril, os dados foram processados pela DataPrev em 12 de abril e o envio
do auxílio para a Caixa foi realizado no dia 15. (Techmundo) O site mostra o status do requerimento na lateral esquerda — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
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